XIX Fórum Permanente de Controle Interno acontece nesta quinta (14)

14 de julho de 2011 - 03:00

O evento, que trata sobre Controle Interno Preventivo e Sistema de Gestão da Qualidade, conta com 110 participantes

A Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE) realiza, nesta quinta (14), o XIX Fórum Permanente de Controle Interno. O objetivo é apresentar aos demais órgãos estaduais o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) da CGE, as Propostas de Ações e Projetos Inovadores (Papi) e os resultados das atividades do Grupo de Trabalho de Contratos e Convênios (GTCC). O evento acontece no Centro de Eventos Dorotéias (anexo do Condomínio Espiritual Uirapuru – CEU) e conta com 110 participantes.

O Controlador e Ouvidor Geral, João Alves de Melo, fez a abertura do Fórum abordando os três temas e ressaltando os principais focos de cada um. “Avançar, crescer e melhorar despende de diversos fatores. A CGE está em um processo de mudança e evolução que permeia todos os âmbitos internos e externos do órgão. Pretendemos nos tornar uma instituição modelo para o Estado e nação”, afirma o Controlador. João Melo frisou ainda a importância da participação de todos neste momento: “Um dos eixos do governo é a democracia e a participação social. E só conseguimos atingir essa meta a milhares de mãos, mãos que se encontram no Estado inteiro”.

Sobre a I Conferência Estadual sobre Transparência e Controle Social – Consocial, João Melo falou dos encontros que acontecem no interior do Estado de mobilização para a realização das etapas municipais. A meta é promover 184 Consociais municipais, uma em cada cidade do Ceará.

xix frum permanente de controle interno acontece nesta quinta 14 2

A programação seguiu com a apresentação do Sistema de Gestão da Qualidade da CGE, apresentado por Marcelo Monteiro, coordenador de Ações Estratégicas da CGE e coordenador do SGQ. O coordenador discorreu também sobre a importância de parceria entre fornecedores, clientes e CGE para obter a certificação ISO 9001. “O que queremos tem uma grande amplitude. O desafio é grande, o trabalho é árduo e vai exigir muito da equipe, mas tenho certeza que teremos o apoio e a colaboração de todos para alcançarmos nosso objetivo”, revela Marcelo.

Em seguida, houve a exposição das três Papi’s: Controle Interno Preventivo, por Marconi Lemos, coordenador de Acompanhamento da Gestão; Auditorias Especializadas, por George Dantas Nunes, coordenador de Auditoria da Gestão; e Gestão Democrática Participativa, pela articuladora da Ouvidoria, Rosângela Araújo. Todo o material apresentado nos fóruns estará disponível no site da CGE (www.cge.ce.gov.br).

A editoração do Portal da Transparência também foi abordada. Tiago Peixoto, orientador da Célula de Gestão da Ética e Transparência, afirmou que o conceito de transparência será ampliado, integrando-se na visão de governo aberto e participativo. “Teremos informações adicionais dentro do Portal, dados sobre os resultados dos investimentos e sobre as prioridades do governo, por exemplo”. O novo Portal será apresentado por volta de outubro deste ano.

À tarde, os participantes receberam informações sobre os resultados das atividades do Grupo de Trabalho de Contratos e Convênios. A Controladora e Ouvidora Adjunta, Silvia Correia, e a coordenadora de Modernização da Gestão do Estado da Seplag, Lúcia Rabelo, foram responsáveis pela apresentação.

Participam dos encontros gestores dos órgãos e entidades da administração pública, seus coordenadores Administrativo-Financeiros, assessores de Desenvolvimento Institucional, Ouvidores da Rede de Ouvidorias e os membros da Comissão Gestora do Plano de Ação para Sanar Fragilidades – PASF. Todos são parceiros da CGE na realização e cumprimentos de planos e metas estabelecidos.

14.07.11

Kélia Jácome – Assessora de Comunicação (kelia.jacome@cge.ce.gov.br / 85 3101.3474)

Greta Frota – Assistente de Publicidade e Redação ( greta.frota@cge.ce.gov.br / 85 3101.3474)