CGE apresenta a I Consocial em Assembleia Geral da Aprece

18 de julho de 2011 - 03:00

63 prefeitos e 32 representações municipais estiveram presentes no encontro

Com o objetivo de multiplicar as informações a respeito da 1ª Conferência Nacional sobre Transparência e Controle Social – 1ª Consocial, a Vice Governadoria e a Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE) participaram da Assembleia Geral da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece), nesta segunda (18). O evento ocorreu no auditório do Sebrae e contou com 174 participantes, sendo 63 prefeitos e 32 representantes de prefeituras.

Durante o encontro, a presidente da Aprece e prefeita de General Sampaio, Eliene Brasileiro, assinou o Decreto de convocação da etapa municipal da Conferência. “Com a Consocial, poderemos trazer a sociedade para mais perto da administração pública e mostrarmos detalhes de nosso trabalho com transparência”, observa a presidente.

Para o vice-governador, Domingos Aguiar Filho, “o desafio dessa conferência é qualificar cada vez mais o serviço público e, cada vez mais, combater os desvios orçamentários”. “Temos que conversar com a sociedade, com as instituições, para que tenhamos instrumentos eficazes de transparência”, frisa. O vice-governador incentivou ainda os prefeitos a realizarem as Consociais Municipais “para que sejamos o primeiro estado brasileiro a fazer a Consocial em todos os municípios para trabalharmos a transparência e o controle social”.

Ao fazer uma breve análise do histórico do controle social no país, o Controlador e Ouvidor Geral do Estado, João Melo, falou da importância e necessidade de um encontro como a Consocial para o crescimento e desenvolvimento do país, afirmando que a participação social é imprescindível para a elaboração de novas idéias e avanço na administração pública. João Melo enfatizou ainda o compromisso que os municípios devem ter. “Não teremos uma boa Conferência Estadual se não houver envolvimento e colaboração de todos os municípios”.

O Chefe da Controladoria Regional da União no Estado do Ceará (CGU-CE), Luiz Fernando Menescal, ressaltou que o êxito da Consocial dependerá primordialmente dos municípios que participarão na primeira etapa do evento. “Nada mais interessante para a gestão pública do que ser transparente, trazendo para o seio da sociedade o questionamento, a gestão, a administração, para que a população atue de forma mais significativa, auxiliando na administração pública. Por isso, é importante a divulgação, a participação, a mobilização de todos para a Consocial Municipal”, esclareceu. Luiz Fernando colocou ainda a CGU à disposição de todos para sanar dúvidas e colher informações sobre o evento.

Saiba Mais

Serão eleitos 2.200 delegados das etapas municipais para participarem da fase estadual. A partir daí, serão selecionados 47 delegados para representarem o Ceará na Consocial Nacional. Os municípios têm até o dia 02 de setembro para convocarem suas Conferências, que devem ser realizadas até 23 de novembro deste ano. A etapa estadual acontece dias 02 e 03 de março de 2012 e a nacional de 18 a 20 de maio do mesmo ano.

Já foram realizados dois encontros regionais de mobilização para a Consocial Municipal em Baturité (13) e Canindé (14). Camocim receberá a comitiva da Conferência no dia 20; Itapioca no dia 21; Fortaleza no dia 22; e Aracati no dia 26. Os próximos encontros terão suas datas definidas em breve.

18.07.11

Kélia Jácome – Assessora de Comunicação ( kelia.jacome@cge.ce.gov.br / 85 3101.3474)

Greta Frota – Assistente de Publicidade e Redação ( greta.frota@cge.ce.gov.br / 85 3101.3474)