Camocim sedia oficina do PPA e encontro da I Consocial

21 de julho de 2011 - 13:30

Com um público de mais de 200 pessoas, a microrregião debate ações prioritárias e recebe orientações sobre a Conferência

Seguindo os trabalhos iniciados em primeiro de junho deste ano, o Governo do Estado levou a oficina do PPA Participativo e Regionalizado 2012-2015, nesta quarta (20), a Camocim. No encontro, o Controlador e Ouvidor Geral do Estado, João Melo, e o vice-governador, Domingos Filho, apresentaram a I Conferência Nacional sobre Transparência e Controle Social – I Consocial aos prefeitos e representantes das prefeituras da microrregião. A próxima cidade a receber a equipe da Conferência é Itapipoca. O evento será nesta quinta (21).

Ao falar sobre o PPA, planejamento a ser feito para os próximos quatro anos para trazer desenvolvimento e avanços para a região, João Melo abordou a Consocial como mais um momento de envolvimento e participação social. “Devemos aproveitar oportunidades como essa para sugerir, opinar e propor ferramentas de controle para a gestão pública”, avaliou.

O presidente da Conferência Estadual e vice-governador do Estado, Domingos Filho, analisou o evento desta quarta destacando dois desafios: “planejar o Estado a partir de cada região com o PPA, que estabelece os investimentos para o Ceará até 2015, e a mobilização, o engajamento e a realização das etapas municipais da Consocial”. O presidente falou ainda da importância e necessidade de abrir as contas públicas à sociedade para avaliação e fiscalização. “Quanto mais transparente, mais respeito e seriedade você conquista”, referindo-se aos trabalhos dos gestores da administração pública nas três esferas de poder. “Contamos com o apoio de cada prefeito para a realização dessas Conferências que irão trabalhar o controle social”, finalizou.

Durante a apresentação realizada apenas aos prefeitos e representantes dos municípios, o Controlador João Melo discorreu sobre os objetivos da Consocial e incentivou as cidades a realizarem as suas Conferências Municipais, frisando o apoio e o suporte que será dado a cada município. “A nossa expectativa é poder contribuir permanentemente com os municípios para a Consocial. Ajudando a realizar a etapa municipal, estamos também contribuindo para a realização de um grande e proveitoso evento nacional”, destacou.

A articuladora da Coordenadoria de Gestão de Ouvidoria, Rosângela Araújo, deu continuidade à explanação e tratou sobre a organização, as despesas e os documentos necessários à concretização da Consocial. Estiveram presentes os municípios de Acaraú, Barroquinha, Camocim, Chaval, Granja, Morrinhos e Uruoca.

A I Consocial

O evento, organizado pela Controladoria Geral da União (CGU), possui três etapas distintas e interligadas: a primeira delas é a Municipal, de onde sairão delegados para compor a etapa seguinte, a Estadual. Por sua vez, a Consocial Estadual elegerá delegados que irão para a terceira e última fase, a Nacional, que ocorrerá em Brasília, de 18 a 20 de maio de 2012.
Os municípios terão até o dia 02 de setembro para convocarem suas Conferências e têm até o dia 13 de novembro para realizá-las. A Consocial Estadual acontece nos dias 02 e 03 de março de 2012.

21.07.11

Kélia Jácome – Assessora de Comunicação ( kelia.jacome@cge.ce.gov.br / 85 3101.3474)

Greta Frota – Assistente de Publicidade e Redação ( greta.frota@cge.ce.gov.br / 85 3101.3474)