PPA 2012-2015 encerra série de 16 encontros em Aracati

26 de julho de 2011 - 03:00

Com aproximadamente 500 participantes, foi um dos maiores eventos de planejamento do Estado

A série de 16 encontros do PPA Participativo e Regionalizado 2012-2015, iniciada em 1º de junho deste ano, foi finalizada nesta terça (26), em Aracati. O evento contou com a participação de 460 pessoas credenciadas e mais de 40 ouvintes, um dos maiores públicos registrados no PPA.

O Vice-governador, Domingos Filho, secretários de Estado, prefeitos, deputados estaduais e federais estiveram presentes à plenária que visa estabelecer três temas estratégicos para a microrregião. O compromisso assumido será validado pela Assembleia Legislativa e acompanhado pela Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) e pelas ferramentas de controle social da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE): Portal da Transparência (www.transparencia.ce.gov.br) e Ouvidoria (www.ouvidoria.ce.gov.br).

Após o encaminhamento dos participantes às salas de discussão, a equipe responsável pela apresentação e mobilização da 1ª Conferência Estadual sobre Transparência e Controle Social – Consocial, reuniu-se com prefeitos, representantes de municípios e da sociedade civil. O objetivo é disseminar informações sobre a Conferência e enfatizar o apoio que o governo do Estado dará a cada município para a realização da Consocial Municipal.

As 14 cidades que fazem parte da 9ª e 10ª regiões do Ceará, representadas por Aracati e Limoeiro do Norte, respectivamente, estiveram no encontro e participaram de forma ativa deste momento de construção das Conferências. Havia mais de 35 pessoas nesta reunião, sendo o momento com o maior número de participantes dos encontros realizados até agora. Dentre eles, os prefeitos de Icapuí, Fortim, Beberibe, Palhano, Jaguaruama, Russas, Quixeré, Tabuleiro do Norte, São João do Jaguaribe, Morada Nova, Aracati e Limoeiro do Norte; representantes de Alto Santo e Itaiçaba; e presidentes de associações.

1ª Consocial
O evento, organizado pela Controladoria Geral da União (CGU), possui três etapas distintas e interligadas: a primeira delas é a Municipal, de onde sairão delegados para compor a etapa seguinte, a Estadual. Por sua vez, a Consocial Estadual elegerá delegados que irão para a terceira e última fase, a Nacional, que ocorrerá em Brasília, de 18 a 20 de maio de 2012.
Os municípios terão até o dia 02 de setembro para convocarem suas Conferências e têm até o dia 13 de novembro para realizá-las. A Consocial Estadual acontece nos dias 02 e 03 de março de 2012.

26.07.11

Kélia Jácome – Assessora de Comunicação ( kelia.jacome@cge.ce.gov.br / 85 3101.3474)

Greta Frota – Assistente de Publicidade e Redação ( greta.frota@cge.ce.gov.br / 85 3101.3474)