Estados brasileiros participam de curso de capacitação sobre a Consocial

8 de agosto de 2011 - 03:00

Ceará será representado pela CGE e Vice-governadoria. O evento acontece de 09 a 11 de agosto, em Brasília

Apoiar os estados na organização de suas conferências, repassando informações e técnicas sobre a metodologia a ser utilizada. É com este objetivo que a Controladoria Geral da União (CGU) realiza o Curso de Capacitação sobre a Metodologia da 1ª Conferência Nacional sobre Transparência e Controle Social – Consocial. Todos os estados brasileiros já convocaram suas conferências estaduais e foram convidados a participar do evento. O curso ocorre de terça a quinta-feira, dias 09 a 11 de agosto, na Escola de Administração Fazendária – Esaf, em Brasília-DF.

Representando o Governo do Estado do Ceará, seguirão para Brasília o secretário executivo da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE), Paulo Roberto Nunes, o coordenador de Projetos Especiais da Vice-governadoria, Francisco Caminha, membros da Comissão Organizadora Estadual, e o coordenador Estadual de Mobilização da CGU-CE, Cláudio Henrique Santos.

Com a capacitação, espera-se que os participantes atuem como multiplicadores das informações apresentadas, a fim de que todas as Conferências tenham padrões de atuação semelhantes e gerem produtos alinhados. Além disso, eles serão também o elo entre a Coordenação Nacional de Metodologia da Consocial e os organizadores estaduais.

Um dos tópicos a serem discutidos é a eleição dos delegados para as três etapas: municipais, estaduais e nacional. No caso do Ceará, se os 184 municípios convocarem suas Conferências, a Consocial estadual receberá 2.200 delegados. A etapa estadual, por sua vez, irá eleger 47 delegados que irão participar da Consocial nacional.

Para unificar e guiar as discussões das conferências, a Controladoria Geral da União (CGU) elaborou um texto-base, contendo quatro eixos temáticos. Essa medida é essencial para a construção de metas e diretrizes comuns aos compromissos públicos que deverão ser gerados em cada Consocial.

1ª Consocial
O evento, organizado pela Controladoria Geral da União (CGU), possui três etapas distintas e interligadas: a primeira delas é a Municipal, de onde sairão delegados para compor a etapa seguinte, a Estadual. Por sua vez, a Consocial Estadual elegerá delegados que irão para a terceira e última fase, a Nacional, que ocorrerá em Brasília, de 18 a 20 de maio de 2012.

Os municípios terão até o dia 02 de setembro para convocarem suas Conferências e têm até o dia 13 de novembro para realizá-las. A Consocial Estadual acontece nos dias 02 e 03 de março de 2012.

08.08.11

Kélia Jácome – Assessora de Comunicação ( kelia.jacome@cge.ce.gov.br / 85 3101.3474)

Greta Frota – Assistente de Publicidade e Redação ( greta.frota@cge.ce.gov.br / 85 3101.3474)