CGE participa de reunião preparatória para o VII Encontro do Conaci

10 de agosto de 2011 - 03:00

Encontro aconteceu em Recife para definir pauta do evento nacional que acontece em Brasília de 17 a 19 de agosto

O Controlador e Ouvidor Geral do Estado do Ceará, João Alves de Melo, participou nesta terça-feira (09) de reunião regional do Conselho Nacional dos Órgãos de Controle Interno dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios das Capitais (Conaci), em Recife (PE). O encontro entre os membros do Nordeste teve como motivo principal debater as pautas que serão tratadas no encontro nacional, em Brasília, dos dias 17 a 19 próximos.

Na ocasião, segundo João Melo, também foram discutidos assuntos relacionados à realização da 1ª Conferência Nacional sobre Transparência e Controle Social (1ª Consocial). “Pernambuco apresentou como está tratando os seus preparativos. Lá haverá conferências regionais antes da estadual. Em seguida, apresentei como nós, do Estado do Ceará, estamos tratando o assunto. Aqui vamos realizar conferências em todos os 184 municípios, com o apoio da Aprece (Associação dos Municípios do Estado do Ceará) e da UVC (União dos Vereadores do Ceará). O que foi encarado por todos como um grande desafio”, frisou.

O Controlador do Estado do Ceará aproveitou o encontro para apresentar o Sistema de Controle Interno Preventivo que está sendo desenvolvido pela CGE. “Todos os participantes do Conaci presentes foram unânimes em dizer que o direcionamento que estamos trabalhando para implantar, aliando o acompanhamento da parte burocrática dos contratos e convênios do estado com a fiscalização em loco, é o caminho certo a ser percorrido”, destacou.

Durante a reunião regional, João Melo informou que também foi deliberado que os estados do Nordeste irão apoiar a permanência da atual direção do Conaci na eleição da entidade, que será tratada em Brasília na próxima semana.

10.08.11

Kélia Jácome – Assessora de Comunicação ( kelia.jacome@cge.ce.gov.br / 85 3101.3474)

Greta Frota – Assistente de Publicidade e Redação ( greta.frota@cge.ce.gov.br / 85 3101.3474)