EnglishFrenchPortugueseSpanish
EnglishFrenchPortugueseSpanish

CGE participa de palestra sobre Controle na Administração Pública

24 de agosto de 2011 - 03:00

O tema foi abordado pelo ministro Ubiratan Aguiar, nesta quarta (24)

O Controlador e Ouvidor Geral do Estado do Ceará, João Alves de Melo, participou, nesta quarta (24), da mesa de abertura do Ciclo de Palestras sobre Controle da Administração Pública, organizado pelo Tribunal de Justiça do Ceará (TJ). O ministro do Tribunal de Contas da União, Ubiratan Aguiar, realizou a palestra de abertura com o tema “Controle na Administração Pública”. O evento ocorreu nesta quarta (24), no auditório da Corregedoria Geral da Justiça do Ceará.

A iniciativa do TJ visa contemplar o planejamento estratégico do órgão e contará com a realização de cinco palestras direcionadas aos magistrados e servidores do poder judiciário, além de convidados. Para o presidente do Tribunal, o desembargador Arísio da Costa, “esta ação mostra o importante papel que o judiciário desempenha”.

O ministro Ubiratan Aguiar fez um breve histórico sobre o controle interno no país, observando que todos os órgãos, sejam eles públicos ou privados, realizam ações de fiscalização de seus recursos. “Quem controla tem uma espécie de zelo pela máquina pública”, afirmou. “Para além dos trabalhos de rotina, há a necessidade, por parte dos órgãos de controle interno, de ações de orientação, prevenção, esclarecimento para os auditados e sociedade”, alertou o ministro.

Ubiratan Aguiar observou ainda a necessidade de disponibilização de cursos de capacitação sobre esse assunto para os servidores e de alterações nas políticas administrativas do país. Mas, sobretudo, deve haver o diálogo entre o controlador e o gestor. “Devemos trabalhar unidos, servindo à nação e combatendo a corrupção”, enfatizou.

Após a palestra, o ministro foi agraciado com um certificado de participação, entregue pelo desembargador Arísio da Costa, e os participantes foram convidados a um coffee break.

24.08.11
Assessoria de Comunicação da CGE

Kélia Jácome – Assessora de Comunicação ( kelia.jacome@cge.ce.gov.br / 85 3101.3474)

Greta Frota – Assistente de Publicidade e Redação ( greta.frota@cge.ce.gov.br / 85 3101.3474)

Twitter: @ComunicacaoCGE