CGE participa do VII Seminário Nacional de Ouvidores & Ouvidorias

2 de setembro de 2011 - 03:00

Dezoito membros da Rede de Ouvidores do Estado do Ceará participaram do encontro em Curitiba

A Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE) participou da 7ª edição do Seminário Nacional de Ouvidores & Ouvidorias, em Curitiba-PR, no período de 24 a 26 de agosto. O evento, organizado pelo Instituto Brasileiro Pró-Cidadania, com o apoio da Associação Brasileira de Ouvidorias – ABO e a Associação Nacional dos Ouvidores Públicos – ANOP, contou com uma participação de cerca de 200 ouvidores e gestores públicos de estados e municípios dos mais diversos locais do país. A delegação do Ceará foi uma das maiores e era composta de 24 ouvidores, dos quais 18 da Rede de Ouvidorias do Estado do Ceará.

Segundo o Orientador da Célula de Atendimento de Ouvidoria (Ceato) da Coordenadoria de Ouvidoria (Couvi), Renato Pinheiro, que representou a CGE no evento, as discussões deram ênfase ao processo de modernização da administração pública, sempre abordando as relações entre o poder público e a sociedade e o papel das ouvidorias como ferramenta de gestão e governança. “Esses conceitos foram atrelados aos de controle e políticas públicas, propondo o fortalecimento das ligações entre a atuação das ouvidorias e a boa governança. Sobretudo por entender-se que a partir da participação ativa da sociedade é possível contribuir para ampliação do controle social, bem como identificar qual o direcionamento que deve ser adotado na elaboração das políticas públicas”, afirmou.

Pelo que foi exposto pelos representantes de outros estados, o orientador da  Ceato acredita que a experiência da CGE está numa etapa mais avançada, pois já trabalha a ouvidoria numa dimensão muito mais ampla. “Fomentamos e articulamos o controle social e não somos apenas um canal de manifestação de defesa de direitos do cidadão. O congresso nacional de ouvidoria está programado para novembro próximo, vamos aproveitar a oportunidade para mostrar nosso trabalho e compartilhar nossos projetos”, ressaltou. 

Além de palestras proferidas por conferencistas renomados, o Seminário inovou com o formato de talk show, entrevistando vários ouvidores tanto do setor público com privado que muito contribuíram com suas experiências. Os 18 integrantes da Rede de Ouvidorias do Estado do Ceará que estiveram no evento foram: Rosilene Maria da Silva Rocha, do Batalhão Polícia Comunitária (BPCOM); Maria José Afonso Macêdo, da Cagece; Major Manoel Helder de Miranda, do Corpo de Bombeiros Militar (CBM); Ernesto de Oliveira Aderaldo Neto, do Ceará Portos; Dalva Vieira de Carvalho, da Ceasa; Américo Schramm Júnior, da Cegás; Renato Pinheiro, da CGE; Silvio Siqueira, da Secretaria das Cidades; Cecília Costa do Nascimento, da Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh); Eleonardo de Almeida, da Secretaria da Cultura (Secult); Iranir Rodrigues Loiola, da Secretaria da Educação (Seduc); Glauco Denis de Oliveira Bastos, da Escola de Saúde Pública (ESP); Rossana Maria Guerra Ludueña, da Etice; Bernardo de Souza, da Polícia Civil; Maria José do Vale, da Secretaria da Fazenda (Sefaz); Emanuel Robson de Oliveira Simões, da Secretaria da Pesca (Sepesca); Mônica Maria da Silva Espíndola Romero, da Superintendência de Obras Hidráulicas (Sohidra); e, Fátima Silva Guimarães, da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS).

02.09.11
Assessoria de Comunicação da CGE

Kélia Jácome – Assessora de Comunicação ( kelia.jacome@cge.ce.gov.br / 85 3101.3474)

Greta Frota – Assistente de Publicidade e Redação ( greta.frota@cge.ce.gov.br / 85 3101.3474)

Twitter: @ComunicacaoCGE