Controlador palestra no Seminário de Altos Estudos sobre a Administração Pública

14 de setembro de 2011 - 03:00

Com o tema “O Controle Interno e o Controle na Gestão Pública: o Caso do Ceará”, a palestra aconteceu no 1º dia do evento

O Controlador e Ouvidor Geral do Estado, João Melo, palestrou nesta quarta-feira (14), durante o primeiro dia do Seminário de Altos Estudos sobre a Administração Pública, sobre o tema “O Controle Interno e o Controle na Gestão Pública: o Caso do Ceará”. O evento segue até a próxima sexta-feira (16), no Hotel Gran Marquise, com 14 sessões técnicas encabeçadas por diversos nomes reconhecidos na administração pública nacional.

O Controlador iniciou sua palestra discorrendo sobre a história e a estrutura da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE). “O órgão de controle interno do Ceará, a CGE (Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE), é relativamente novo. Com a estrutura que está hoje, nasceu praticamente neste governo, atendendo a quatro vertentes: ética, transparência, controle interno e ouvidoria. Duas dessas vertentes, a Ouvidoria e o Portal da Transparência, são os canais através dos quais temos o controle social”, frisou.

Segundo João Melo, o futuro do controle na administração pública se dará através de via democrática e participativa. “Nós queremos implementar uma ação que seja democrática e participativa e não apenas trabalhar com um controle estatal. Nosso grande sonho começou na constituição de 1988, com o desejo de se tirar o atraso do país e atender aos anseios do povo de efetivamente participar das decisões do governo e ter liberdade para isso”, ressaltou. 

Para que esse atendimento à crescente demanda da população se dê de forma satisfatória, João Melo afirmou que uma série de ações estão sendo implantadas pelo Governo do Estado. “Estamos trabalhando na constituição do controle social através da nossa ouvidoria. Estamos realizando a 3ª turma do curso de formação de ouvidores. O cidadão vai agir cada vez mais como um fiscal e é através da Ouvidoria que ele pode se manisfestar. Quando estivermos nesse patamar vamos ter controle social efetivo”, destacou.

O Controlador citou ainda a reformulação do Portal da Transparência. “Vamos colocar tudo referente ao Estado nesse canal que é o Portal e com uma maior facilidade de acesso para o cidadão. Nele, vamos ter o que a lei pede e muito mais do que isso”. João Melo concluiu sua palestra falando sobre a realização da 1ª Conferência Nacional de Transparência e Controle Social (1ª Consocial). “Estamos vivendo um dos momentos mais ricos da nossa democracia. Estamos para realizar a 1ª Consocial, organizada nacionalmente pela CGU (Controladoria Geral da União) e, aqui no Ceará, pela CGE e Vice-governadoria”, finalizou.

14.09.11
Assessoria de Comunicação da CGE

Kélia Jácome – Assessora de Comunicação ( kelia.jacome@cge.ce.gov.br / 85 3101.3474)

Greta Frota – Assistente de Publicidade e Redação ( greta.frota@cge.ce.gov.br / 85 3101.3474)

Twitter: @ComunicacaoCGE