Governo realiza curso sobre a 1ª Consocial para representantes de municípios cearenses

22 de setembro de 2011 - 03:00

Os participantes serão treinados para realizar a Conferência em suas cidades

O Governo do Estado, através da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE) e da Vice-Governadoria, realiza, nestas quinta (22) e sexta-feira (23), o Curso de Capacitação sobre a Metodologia da 1ª Conferência Municipal sobre Transparência e Controle Social (1ª Consocial), tendo como alvo representantes dos municípios cearenses. Na solenidade de abertura, estiveram presentes o presidente da Consocial Estadual e vice-governador, Domingos Filho, o Controlador e Ouvidor Geral do Estado, João Melo, o representante da Controladoria Geral da União (CGU), Cláudio Henrique Santos, a presidente da Associação dos Prefeitos do Estado Ceará (Aprece), Eliene Brasileiro, e o presidente da União dos Vereadores do Ceará (UVC), Deusinho Filho.

Durante a abertura do Curso, o vice-governador destacou a importância da participação da sociedade nas conferências e a relevância de todos os municípios cearenses realizarem suas conferências municipais. “Queremos ser o primeiro Estado do país a realizar as Consociais municipais em todas as cidades do Ceará, sendo um Estado ousado e inovador nessa ação pioneira no Brasil. Para além dos órgãos de controle externo e interno, a maior e mais legítima contribuição, com mais desprendimento de avaliação, é da sociedade, que é a verdadeira protagonista das políticas públicas”, frisou Domingos Filho.

Já o Controlador e Ouvidor Geral do Estado falou sobre a necessidade de realização do Curso. “Esse é o momento de trocarmos idéias e sairmos prontos para realizar as conferências municipais. É muito importante termos o cidadão que está presente no município, onde as coisas estão acontecendo, realizando conferências sobre a transparência nas políticas públicas. O cidadão é o melhor de todos os fiscais”, afirmou João Melo.

O evento permitirá que os participantes tenham o conhecimento metodológico da realização das Conferências Municipais sobre Transparência e Controle Social – Consociais. “Iremos preparar os representantes dos municípios para que eles sejam agentes multiplicadores, nas suas cidades, da metodologia aplicada nesses dois dias”, frisou o secretário executivo da CGE e membro da Comissão Organizadora Estadual (COE), Paulo Roberto Nunes.

O primeiro dia do Curso de Capacitação sobre a Metodologia da 1ª Conferência Municipal sobre Transparência e Controle Social (1ª Consocial) reuniu 120 participantes de 105 municípios no auditório do Condomínio Espiritual uirapuru (CEU).

22.09.11

Kélia Jácome – Assessora de Comunicação ( kelia.jacome@cge.ce.gov.br / 85 3101.3474)

Greta Frota – Assistente de Publicidade e Redação ( greta.frota@cge.ce.gov.br / 85 3101.3474)