CGE participa de palestra sobre Transparência e Controle Social

29 de setembro de 2011 - 03:00

Este foi mais um evento que integrou o ciclo de palestras promovido pelo TJ-Ce

Com o tema “Transparência e Controle Social”, o Ministro do Tribunal de Contas da União, Valmir Campelo conduziu o terceiro encontro do ciclo de palestras promovido pelo Tribunal de Justiça do Ceará (TJ-Ce). O Controlador e Ouvidor Geral do Estado, João Alves de Melo, e o secretário executivo da CGE, Paulo Roberto Nunes, além de membros do órgão, estiveram presentes durante o evento. A palestra aconteceu nesta quinta (29), no auditório da Corregedoria Geral da Justiça do Ceará.

O ministro Valmir Campelo abordou a importância da transparência na utilização dos recursos públicos, tratando-a como fundamental para subsidiar os controles realizados pela sociedade. “Devemos tornar a gestão pública perceptível à população. Um dos objetivos da nova administração pública consiste na divulgação das ações governamentais e gastos orçamentários, para tanto, a liberdade de informação é condição necessária para efetivar o controle social”, frisou.

Sobre o controle social, o ministro enfatizou sua ocorrência como ideal e fundamental para a democracia participativa. “A participação do cidadão emerge como responsável pelo seu próprio rumo, interferindo diretamente na tomada de decisão dos gestores e no acompanhamento pela sociedade”.

“Essa palestra foi completamente ao encontro das proposições da CGE. Transparência e controle social são os pilares de apoio de nosso órgão. O ministro referendou a proposta de mudança em curso na CGE e ratificou a importância desse trabalho”, avaliou João Melo.

Após a explanação, o ministro foi agraciado com um certificado de participação, entregue pelo presidente do TJ, o Desembargador Arísio da Costa.

A iniciativa do TJ visa contemplar o planejamento estratégico do órgão e contará com a realização de mais duas palestras, totalizando cinco encontros, direcionadas aos magistrados e servidores do poder judiciário, além de convidados.

29.09.11
Assessoria de Comunicação da CGE

Kélia Jácome – Assessora de Comunicação ( kelia.jacome@cge.ce.gov.br / 85 3101.3474)

Greta Frota – Assistente de Publicidade e Redação ( greta.frota@cge.ce.gov.br / 85 3101.3474)

Twitter: @ComunicacaoCGE