Araripe realiza sua Consocial Municipal

30 de setembro de 2011 - 03:00

Nesta sexta (30), são eleitos 10 delegados para a etapa estadual, sendo seis da sociedade civil, três do poder público e um de conselho

O municipio de Araripe realiza, nesta sexta (30), a sua 1ª Conferência Municipal sobre Transparência e Controle Social – Consocial. Com uma população superior a 20 mil habitantes, a cidade elege seis representantes da sociedade civil, três do poder público e um de conselhos, totalizando 10 delegados. Os eleitos irão participar da etapa seguinte, a Consocial Estadual, que acontecerá dias 2 e 3 de março de 2012.

A Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE) foi convidada a participar da Conferência e ministrou palestra sobre os pressupostos do texto-base, visando auxiliar os participantes na elaboração das propostas da Consocial. A Articuladora da Coordenadoria de Gestão de Ouvidoria e palestrante, Rosângela Araújo, descreve o momento como fundamental para o alinhamento de ideiais e composição de proposições. “Para discutirmos com propriedade sobre os eixos abordados pela Consocial, devemos ter um conhecimento mais aprofundado sobre transparência e controle social. O texto-base, elaborado pela CGU (Controladoria Geral da União), funciona como um guia aos participantes”, frisa a palestrante.

O Ceará já conta com mais de 70 Consociais Municipais convocadas. A estimativa da Comissão Organizadora Estadual (COE) é que sejam realizadas 184 conferências municipais, uma em cada cidade do Estado.

30.09.11

Kélia Jácome – Assessora de Comunicação ( kelia.jacome@cge.ce.gov.br / 85 3101.3474)

Greta Frota – Assistente de Publicidade e Redação ( greta.frota@cge.ce.gov.br / 85 3101.3474)