CGE participa do 3º Fórum Nacional de Gestão por Processos no Setor Público

30 de setembro de 2011 - 03:00

O evento, realizado em Brasília, trata de assuntos inerentes ao Sistema de Gestão da Qualidade

Como parte da melhoria e capacitação contínua do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), a Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE) participa do 3º Fórum Nacional de Gestão por Processos no Setor Público, que acontece em Brasília nesta quinta (29) e sexta-feira (30). O evento reúne a apresentação de casos de sucesso, workshops e palestras ministradas por consultores reconhecidos em áreas como: melhoria no desempenho das organizações; organizações centradas nos processos; modelos de governança de processos; gerenciamento de mudanças; e melhoria de processos com foco nos cidadãos.

Segundo a Controladora e Ouvidora Geral Adjunta e presidente do Comitê da Qualidade, Silvia Correia, as palestras permitem que os participantes do evento possam confrontar suas realidades com as ações que devem ser desenvolvidas para que as organizações possam exercer suas atividades com a maior qualidade possível. “A experiência e os depoimentos dos palestrantes trazem uma riqueza de informações que, além de nos atualizarem sobre o tema, permitem avaliar o nosso sistema de gestão por processos, notadamente quanto ao alinhamento do mesmo com a estratégia da organização e a proposta de valor para entrega de um produto de qualidade ao mercado”, destacou.

O workshop “Gestão por processos – Como fazer funcionar e melhorar o desempenho geral das organizações – Ferramentas para o Sincronismo Organizacional” abriu o Fórum, com apresentação do consultor Paulo Rocha, especialista formulação estratégica, gerenciamento de processos, análise de problemas e tomada de decisões. A exposição foi uma das mais aplaudidas pela platéia, composta por representantes de diversos órgãos públicos de todo o país. Do Governo do Ceará, além da CGE, estiveram presentes a Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag) e Secretaria da Fazenda (Sefaz).

Casos reais de melhorias implantadas com a gestão de processos foram apresentados por órgãos como a Embrapa, Serpro, Ministério Público do Rio Grande do Sul e Banco Central do Brasil. Uma videoconferência com o conferencista da BPTrends Associates, Paul Harmon, também foi realizada.

30.09.11
Assessoria de Comunicação da CGE

Kélia Jácome – Assessora de Comunicação ( kelia.jacome@cge.ce.gov.br / 85 3101.3474)

Greta Frota – Assistente de Publicidade e Redação ( greta.frota@cge.ce.gov.br / 85 3101.3474)

Twitter: @ComunicacaoCGE