CGE realiza XX Fórum Permanente de Controle Interno

5 de outubro de 2011 - 03:00

O evento desta quarta (05) contou com a participação de mais de 140 pessoas

Prosseguir com a série de fóruns que visam discutir temas relativos ao aperfeiçoamento dos controles internos da gestão pública. Foi esse objetivo que a Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE) realizou, nesta quarta (5), a XX Edição do Fórum Permanente de Controle Interno. Com o tema “Orientações às Comissões Gestoras do Plano de Ação para Sanar Fragilidades (PASF) sobre Celebração e Execução de Contratos, Convênios e Congêneres”, o evento contou com a presença de aproximadamente 140 representantes de órgãos e entidades do Governo do Estado.

O Controlador e Ouvidor Geral do Estado, João Melo, fez a abertura do Fórum ressaltando o envolvimento CGE na elaboração do detalhamento dos sistemas de controle de contratos, convênios e congêneres, buscando descrever a rotina dos processos a nível detalhes para obter o desenho de todo o fluxo. “Com o controle burocrático e o controle de execução das obras, acreditamos que o Controle Interno do Estado poderá dar a sustentação aos recursos públicos”, avaliou o Controlador.

Em seguida, a Controladora e Ouvidora Geral Adjunta, Silvia Correia, discursou sobre a Auditoria Preventiva com Foco em Riscos, que visa orientar e prevenir a ocorrência de eventos de riscos. “O papel do Controle Interno é orientar, prevenir, alertar, servir como uma área onde os gestores podem realizar consultas para direcionar na tomada de decisões corretas, a ponto de evitar até uma avaliação negativa do controle externo”, frisou. “Nosso objetivo é que o PASF passe a fazer parte do ciclo de vida de cada instituição”.

A Controladora Geral Adjunta e também presidente do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) mencionou ainda a entrega de brindes relativos à campanha de envolvimento do Sistema de Gestão da Qualidade. “É uma forma de simbolizar a importância que vocês têm para o nosso processo como um todo”, observou a Controladora Adjunta, enfatizando que a participação de todos é fundamental para de certificação da CGE.

Dando continuidade à programação do evento, Marcelo Monteiro, Coordenador de Ações Estratégicas (CAEST), fez uma apresentação sobre a Metodologia e Histórico do PASF, abordando a implantação do sistema E-PASF. Desenvolvido pela CGE, o sistema é uma ferramenta facilitadora no processo de prevenção de ocorrências de riscos. Em seguida, o Articulador da CAEST, Ítalo Brígido, apresentou as Principais Fragilidades e Riscos na Celebração e Execução de Contratos, Convênios e Congêneres.

Após o almoço, foram formados grupos para a análise e discussão do novo processo e da proposta de decreto de convênios, com formação de plenária para apresentação dos resultados dos trabalhos de grupo.

O evento é direcionado aos membros das Comissões Gestoras do PASF de todos os órgãos e entidades do Poder Executivo Estadual, tendo como objetivo apresentar orientações à celebração e execução de contratos, convênios e instrumentos congêneres.

05.10.11
Assessoria de Comunicação da CGE

Kélia Jácome – Assessora de Comunicação ( kelia.jacome@cge.ce.gov.br / 85 3101.3474)

Flávia Salcedo – Assistente de Publicidade e Redação ( flavia.salcedo@cge.ce.gov.br / 85 3101.3474)

Twitter: @ComunicacaoCGE