Controlador participa de Encontro Nacional de Cooperação Acadêmica

20 de outubro de 2011 - 03:00

No evento, João Melo falou sobre Controle Interno Preventivo e Transparência na Gestão Pública

O Controlador e Ouvidor Geral do Estado, João Melo, participou nesta quarta-feira (19), na Universidade de Fortaleza (Unifor), do Encontro do Programa Nacional de Cooperação Acadêmica (Procad). Na programação do evento, ocorreu 13º Encontro Libero-latino-americano de Governo Eletrônico e Inclusão Digital, cuja palestra “Transparência, Inclusão Digital e Governo Eletrônico no Ceará” contou com a presença do Controlador. 

No encontro, João Melo abordou o tema Controle Interno Preventivo e Transparência na Gestão Pública. Durante sua fala, o Controlador fez um apanhado sobre os princípios básicos da Administração Pública, contextualizando historicamente o aparecimento dos órgãos de controle externo e interno, ressaltando o papel do controle interno preventivo e sua função de se antecipar a ações incorretas e ilícitas antes que elas aconteçam. 

“O controle interno preventivo irá analisar e redesenhar os processos elaborados e desenvolvidos pelos órgãos e entidades estaduais, fazendo o acompanhamento pari passu de cada processo por completo”, frisou.  “Faremos além da orientação, o trabalho de fiscalização da execução da obra. Obteremos a confirmação da aplicação dos recursos, combatendo irregularidades e possíveis desvios”, avaliou. 

João Melo também citou a legislação vigente no país que trata sobre a transparência, publicidade nos gastos públicos e responsabilidade fiscal. Na ocasião, mencionou o Portal da Transparência atual e o novo que está sendo desenvolvido com uma série de melhorias. “No novo Portal do Estado, teremos um espaço destinado aos investidores que queiram informações para investir no Ceará. Daremos o mapeamento de municípios que oferecem oportunidades de investimento”, concluiu.

Também participaram do encontro o prof. Dr. Fernando Galindo Avuda da Universidad de Zaragoza Espanha, o prof. Ms. Cristiano Therrien, coordenador de TI da Prefeitura de Fortaleza. O Procad é um programa apoiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), e tem por objetivo promover a formação de recursos humanos de alto nível, nas diversas áreas do conhecimento, através de projetos conjuntos de pesquisa de média duração. 

20.10.11

Assessoria de Comunicação da CGE

Kélia Jácome – Assessora de Comunicação ( kelia.jacome@cge.ce.gov.br / 85 3101.3474)

Flávia Salcedo – Assistente de Publicidade e Redação ( flavia.salcedo@cge.ce.gov.br / 85 3101.3474)

Twitter: @ComunicacaoCGE