Quatro municípios cearenses realizaram sua Consocial esta semana

20 de outubro de 2011 - 03:00

Tianguá, Coreaú, Ocara e Beberibe elegeram os delegados que irão participar da Consocial Estadual em março de 2012

Os municípios de Tianguá, Coreaú, Ocara e Beberibe realizaram, nesta semana, sua 1ª Conferência Municipal sobre Transparência e Controle Social – Consocial. A primeira cidade a dar início à série de Conferências foi Tianguá, que realizou sua Consocial na última terça-feira (18), com aproximadamente 100 pessoas. Várias autoridades locais, membros do conselho municipal, e representantes da sociedade civil participaram do evento. Coreaú e Ocara realizaram suas conferências nesta quarta-feira (19. Já em Beberibe a Consocial aconteceu nesta quinta-feira, dia 20. 

A Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE) foi convidada a participar das conferências, ministrando palestras sobre os pressupostos do texto-base, visando auxiliar os participantes na elaboração das propostas da Consocial. A Orientadora da Célula de Gestão da Rede de Ouvidorias da Coordenadoria de Ouvidoria, Sandra Gomes, participou da Consocial de Tianguá e da Conferência de Coreaú. Para a Consocial de Ocara e a de Beberibe, o palestrante convidado foi o Orientador da Célula de Gestão da Ética e Transparência da Coordenadoria de Acompanhamento da Gestão, Tiago Peixoto. 

“A Consocial foi vista como uma novidade e causou discussões sobre o combate à corrupção, despertando o interesse das pessoas por discussões participativas e elaborando um relatório bem rico, com proposições bem interessantes. É o olhar participativo na gestão pública”, avaliou Sandra Gomes. A Consocial tem como objetivo promover o debate entre a sociedade civil e o poder público a fim de envolvê-los na elaboração de políticas de acompanhamento da transparência e controle social na gestão pública.

As cidades elegeram representantes da sociedade civil, poder público e de conselhos para participar da etapa seguinte, a Consocial Estadual, que acontecerá nos dias 2 e 3 de março de 2012. A estimativa da Comissão Organizadora Estadual (COE) é que sejam realizadas 184 conferências municipais, uma em cada cidade do Estado.

20.10.11

Assessoria de Comunicação da CGE

Kélia Jácome – Assessora de Comunicação ( kelia.jacome@cge.ce.gov.br / 85 3101.3474)

Flávia Salcedo – Assistente de Publicidade e Redação ( flavia.salcedo@cge.ce.gov.br / 85 3101.3474)

Twitter: @ComunicacaoCGE