Consocial é realizada em mais cinco municípios esta semana

27 de outubro de 2011 - 03:00

O Controlador e Ouvidor Geral do Estado, João Melo, participa hoje (27) da Consocial em Juazeiro do Norte

O município de Juazeiro do Norte realiza, nesta quinta (27) e sexta-feira (28), a sua 1ª Conferência Municipal sobre Transparência e Controle Social – Consocial. A conferência acontece na Faculdade Leão Sampaio e tem como objetivo promover a transparência pública e estimular a participação democrática da sociedade no acompanhamento e controle da gestão pública. Participam da organização do evento entidades do poder público, sociedade civil e conselhos de políticas públicas.

O Controlador e Ouvidor Geral do Estado, João Melo, foi convidado a participar da Conferência e ministrou palestra sobre os pressupostos do texto-base, visando auxiliar os participantes na elaboração das propostas da Consocial. Hoje, além da exposição dos eixos temáticos, também houve apresentação da metodologia e foram realizados grupos de trabalho para discussão dos temas e apresentação de propostas.

Amanhã (28), acontecerá uma plenária para apresentação dos resultados dos grupos de trabalho, priorização de diretrizes e propostas, assim como a eleição dos delegados para Conferência Estadual.

Os municípios de Mauriti, Barro, Iracema e Croatá também realizaram, nesta semana, sua primeira Consocial. As cidades de Mauriti, Iracema e Croatá realizaram a Conferência na última quarta-feira (26), e Barro realizou hoje.

A CGE também esteve presente nas conferências de Mauriti e Barro, com a participação da Articuladora da Coordenadoria de Gestão de Ouvidoria e membro da Comissão Organizadora Estadual (COE), Rosângela Araújo, apresentando os pressupostos do texto-base.

A cidade de Iracema contou com a presença do representante da Secretaria de Educação e membro da COE, Wilson de Souza Ribeiro Júnior. Em Croatá, participou da Conferência, a representante da Associação dos Municípios e Estados do Ceará (Aprece) e membro da COE, Flávia Araújo Alves.

As cidades irão eleger representantes da sociedade civil, poder público e de conselhos para participar da etapa seguinte, a Consocial Estadual, que acontecerá nos dias 2 e 3 de março de 2012. A estimativa da Comissão Organizadora Estadual (COE) é que sejam realizadas 184 conferências municipais, uma em cada cidade do Estado.

27.10.11

Kélia Jácome – Assessora de Comunicação ( kelia.jacome@cge.ce.gov.br / 85 3101.3474)

Flávia Salcedo – Assistente de Publicidade e Redação ( flavia.salcedo@cge.ce.gov.br / 85 3101.3474)