Sistema e-Contas da CGE fica em 3º lugar no Prêmio Ceará de Cidadani@ Eletrônica

9 de novembro de 2011 - 03:00

O projeto de prestação de contas eletrônicas concorreu com outros seis na categoria TI Verde

O sistema de prestação de contas eletrônicas e-Contas, desenvolvido pela Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE), foi premiado em 3º lugar na categoria TI Verde da sexta edição do Prêmio Ceará de Cidadani@ Eletrônica. A premiação, promovida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag), aconteceu nesta quarta-feira (09). 

Durante a solenidade de premiação, o secretário do Planejamento e Gestão, Eduardo Diogo, agradeceu a todos os participantes e frisou a importância da iniciativa. “O prêmio tem como objetivo de fomentar, divulgar e reconhecer a qualidade dos projetos públicos, assim como os benefícios advindos da aplicação da Tecnologia da Informação e Comunicação na Administração Pública. Além de mostrar o olhar que o governador Cid Gomes tem voltado para essa área”, destacou.

Quatro categorias fizeram parte da premiação – Software Livre; Governaças de TI; TI Verde; e Projetos de Inovação. O grupo de TI Verde, no qual o e-Contas foi premiado, destaca projetos que tem o propósito e o compromisso em reduzir ou compensar aspectos e impactos ambientais, criando condições para um desenvolvimento sustentável. Nessa categoria, em 1º lugar ficou a Universidade Estadual do Ceará (Uece) e em 2º, a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece). 

O e-Contas é um sistema de prestação de Contas sem desperdício. Através dele, os órgãos estaduais enviam suas prestações de contas para a CGE e o Tribunal de Contas do Estado (TCE) por meio eletrônico, reduzindo o volume de papel utilizado neste processo. “Considero de suma importância mais esse reconhecimento. Mais esse porque o primeiro reconhecimento vem das setoriais que utilizam a ferramenta e do TCE, que não só validou, mas também sugeriu que seja utilizado também pelos outros poderes. Aproveito para parabenizar a equipe que participou do projeto, tanto da área de negócio, como de TIC: Marcelo Monteiro, Cláudio Reis, Alberto Sullivan, Fabiano Tavares, Rafael Benevides, bem como os próprios gestores da CGE, que fomentaram e apoiaram o projeto”, ressaltou Ítalo Brígido, articulador da Coordenadoria de Ações Estratégicas da CGE. 

Nesta edição do prêmio, a CGE inscreveu três projetos: e-Contas, na categoria Projetos de TI Verde; Manifeste-se (terminais de auto-atendimento de ouvidoria), na categoria Projetos de Inovação; e o GESP (Gerência de Serviços de TIC), na categoria Projetos de Software Livre. Concorreram ao todo 52 projetos dos poderes Legislativo, Judiciário e Executivo Estadual e Municipal do Ceará, que automatizam seus serviços por meio da TIC, contribuindo com melhorias para a gestão dos serviços públicos e a disponibilidade de informações.

09.11.11

Assessoria de Comunicação da CGE

Kélia Jácome – Assessora de Comunicação ( kelia.jacome@cge.ce.gov.br / 85 3101.3474)

Flávia Salcedo – Assistente de Publicidade e Redação ( flavia.salcedo@cge.ce.gov.br / 85 3101.3474)

Twitter: @ComunicacaoCGE