Amontada, Quixeré e Iguatu realizam suas Consociais esta semana

11 de novembro de 2011 - 03:00

A Conferência de Iguatu acontece nesta sexta-feira (11), com a presença do Controlador e Ouvidor Geral do Estado, João Melo

Os municípios de Amontada, Quixeré e Iguatu realizaram, nesta semana, sua I Conferência Municipal sobre Transparência e Controle Social – I Consocial. A primeira cidade a dar início à série de Conferências foi Amontada, que realizou sua Consocial na última terça-feira (08), no Centro Cultural do município. Com aproximadamente 50 pessoas, o evento reuniu autoridades locais, membros de conselhos e representantes da sociedade civil.

O prefeito de Amontada, Edvaldo Assis de Jesus, ressaltou a importância do município realizar a Conferência e a proposta da Consocial de garantir a participação popular no acompanhamento da gestão municipal. A chefe de gabinete da Aprece, Flávia Alves, esteve presente em Amontada e palestrou sobre a Conferência, o seu objetivo e apresentou os quatro eixos que guiam a Consocial.

Em Quixeré, a Conferência foi realizada na última quarta-feira (09), com a participação de mais de 100 pessoas, entre representantes da prefeitura, Câmara de Vereadores e membros da sociedade civil em geral. O prefeito de Quixeré, Raimundo Nonato Guimarães Maia (Pitituba), deu início ao evento, destacando a relevância da participação popular nos atos da administração pública. Em seguida, o secretário de Planejamento do município, Antônio de Sousa, a assistente social Rebeca Vasconcelos e o auditor e conselheiro substituto do Tribunal de Contas dos Municípios, Davi Santos, palestraram sobre os objetivos da Consocial e a forma com que ela contribui para a administração municipal.

A cidade de Iguatu realiza sua I Consocial nesta sexta-feira, no Auditório do Liceu de Iguatu. O Controlador e Ouvidor Geral do Estado, João Melo, foi convidado a participar da Conferência e ministrou palestra sobre os pressupostos do texto-base, visando auxiliar os participantes na elaboração das propostas da Consocial.

Na programação do evento haverá ainda um painel sobre Transparência Pública, ministrado pelo Prof. Ms. Ivan Holanda, diretor do IFCE de Iguatu, e a apresentação dos eixos temáticos: Promoção da transparência pública e acesso a informação e dados públicos, por Francigleuba Aragão, Secretária de Administração e Finanças e Planejamento de Iguatu, e pelo Controlador Geral do Município, Laerte Piancó; Mecanismos de controle social, engajamento e capacitação da sociedade para o controle da gestão pública, pela Secretária de Desenvolvimento Econômico, Patricia Diniz; A atuação dos conselhos de políticas públicas como instâncias de controle, pela assistente social Rita Nunes e pelo Presidente do Consea, Leandro Lopes; e Diretrizes para a prevenção e o combate à corrupção pelo Diretor da Urca de Iguatu, Ivo Ferreira, e pelo Prof. Ms Assis Filho.

As cidades elegeram representantes da sociedade civil, poder público e de conselhos para participar da etapa seguinte, a I Consocial Estadual, que acontecerá nos dias 2 e 3 de março de 2012. A estimativa da Comissão Organizadora Estadual (COE) é que sejam realizadas 184 conferências municipais, uma em cada cidade do Estado. O prazo final para convocação da Consocial pelos municípios é dia 30 de novembro.

11.11.11

Kélia Jácome – Assessora de Comunicação ( kelia.jacome@cge.ce.gov.br / 85 3101.3474)

Flávia Salcedo – Assistente de Publicidade e Redação ( flavia.salcedo@cge.ce.gov.br / 85 3101.3474)