Consocial é realizada em mais seis municípios esta semana

25 de novembro de 2011 - 03:00

Farias Brito, Cascavel, Bela Cruz, Palhano, Viçosa e Senador Pompeu elegeram delegados para participar da Consocial Estadual em março de 2012

Os municípios de Farias Brito, Cascavel, Bela Cruz, Palhano, Viçosa do Ceará e Senador Pompeu realizaram, nesta semana, sua I Conferência Municipal sobre Transparência e Controle Social – I Consocial. As primeiras cidades a darem início à série de Conferências foram Farias Brito e Cascavel, que realizaram sua Consocial na última terça-feira (22).

Em Cascavel, a Conferência foi realizada na Casa de Cultura da cidade e contou com a participação de aproximadamente 90 pessoas. O evento reuniu professores, estudantes, líderes sindicais, comerciantes e outros representantes da sociedade civil. O Prefeito de Cascavel, Décio Munhoz, o Secretário de Educação, Antônio Clementino dos Santos, e a representante da Vice-governadoria, Solange Baltazar, também estiveram presentes no encontro. Durante a Conferência, o Coordenador Regional de Articulação da Vice-governadoria, Francisco Nascimento, proferiu a palestra “A Sociedade no Acompanhamento e Controle da Gestão Pública”, seguida por discussões dos grupos de trabalho.

Já os municípios de Bela Cruz e Palhano realizaram suas Conferências nesta quinta-feira (24). A Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE) foi convidada a participar das conferências, ministrando palestras sobre os pressupostos do texto-base, visando auxiliar os participantes na elaboração das propostas da Consocial. A Orientadora da Célula de Gestão da Rede de Ouvidorias da Coordenadoria de Ouvidoria, Sandra Gomes, participou da Consocial de Palhano. Para a Consocial de Bela cruz, a palestrante convidada foi a Articuladora da Coordenadoria de Gestão de Ouvidoria e membro da Comissão Organizadora Estadual (COE), Rosângela Araújo.

A CGE também está presente na conferência de Viçosa do Ceará, que acontece nesta sexta-feira (25), com a participação da Articuladora da Coordenadoria de Gestão de Ouvidoria e membro da COE, Rosângela Araújo. Ainda nesta sexta (25), será realizada a Conferência em Senador Pompeu, e participa da Conferência a representante da Associação dos Municípios e Estados do Ceará (Aprece), Elaine Paiva.

As cidades elegeram representantes da sociedade civil, poder público e de conselhos para participar da etapa seguinte, a Consocial Estadual, que acontecerá nos dias 2 e 3 de março de 2012. A estimativa da Comissão Organizadora Estadual (COE) é que sejam realizadas 184 conferências municipais, uma em cada cidade do Estado.

25.11.11

Kélia Jácome – Assessora de Comunicação ( kelia.jacome@cge.ce.gov.br / 85 3101.3474)

Flávia Salcedo – Assistente de Publicidade e Redação ( flavia.salcedo@cge.ce.gov.br / 85 3101.3474)