Oito municípios realizaram sua Consocial esta semana

2 de dezembro de 2011 - 03:00

Beberibe, Camocim, Itaitinga, Paracuru, Guaramiranga, Quixadá, Ipaumirim e Russas elegeram delegados para participar da Consocial Estadual em março de 2012

Os municípios de Beberibe, Camocim, Itaitinga, Paracuru, Guaramiranga, Quixadá, Ipaumirim e Russas realizaram, nesta semana, sua I Conferência Municipal sobre Transparência e Controle Social – I Consocial. As primeiras cidades a darem início à série de Conferências foram Beberibe e Camocim, que realizaram sua Consocial na última terça-feira (29).

Em Beberibe, a Conferência foi realizada em dois dias, no Centro de Treinamento Bom Jardim, e contou com a participação de aproximadamente 115 pessoas. O Vice-prefeito da cidade, Cesár Colaço, fez abertura do evento, que contou também com a presença do presidente da CDL local, João Barbosa da Cruz. O representante da CGU, Cláudio Henrique Fontenele Santos, foi convidado para palestrar na Conferência, e contextualizou os presentes sobre o objetivo do encontro e apresentou os quatro eixos que guiam a Consocial. No período da tarde, os participantes seguiram para as discussões nos grupos de trabalho.

No segundo dia do evento, foi realizada uma plenária para apresentação dos resultados dos grupos de trabalho, priorização de diretrizes e propostas, assim como a eleição dos delegados para Conferência Estadual. A chefe de gabinete da Aprece, Flávia Alves, esteve presente no encontro para orientar os participantes na plenária.

Os municípios de Itaitinga, Paracuru, Guaramiranga, Quixadá, Ipaumirim e Russas também realizaram nesta semana sua primeira Consocial. As cidades de Itaitinga, Paracuru, Guaramiranga e Quixadá realizaram a Conferência na última quarta (30), Ipaumirim na última quinta (01) e Russas realiza nesta sexta (02).

A CGE esteve presente nas conferências de Quixadá e Russas, com a participação da Orientadora da Célula de Gestão da Rede de Ouvidorias da Coordenadoria de Ouvidoria, Sandra Gomes, apresentando os pressupostos do texto-base.

A cidade de Paracuru contou com a presença do representante da Secretaria de Educação e membro da COE, Wilson de Souza Ribeiro Júnior. Em Camocim e Guaramiranga, participou da Conferência, a representante da Associação dos Municípios e Estados do Ceará (Aprece), Elaine Paiva. No município de Ipaumirim o articulador da Vice-governadoria, Ariosvaldo Muniz, foi o palestrante.

As cidades elegeram representantes da sociedade civil, poder público e de conselhos para participar da etapa seguinte, a Consocial Estadual, que acontecerá nos dias 2 e 3 de março de 2012. A estimativa da Comissão Organizadora Estadual (COE) é que sejam realizadas 184 conferências municipais, uma em cada cidade do Estado.

02.12.11

Kélia Jácome – Assessora de Comunicação ( kelia.jacome@cge.ce.gov.br / 85 3101.3474)

Flávia Salcedo – Assistente de Publicidade e Redação ( flavia.salcedo@cge.ce.gov.br / 85 3101.3474)