Governador assina acordos durante o V Encontro Estadual de Controle Interno

9 de dezembro de 2011 - 03:00

O evento organizado pela CGE, nesta sexta (09), teve a participação do TCU, TJ, TCE e TCM

Representantes de órgãos de controle interno e externo da União, Estado e municípios estiveram reunidos, na manhã desta sexta-feira (09), com o governador Cid Gomes, durante a abertura do V Encontro Estadual de Controle Interno, organizado pela Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE), no Palácio da Abolição. Na ocasião, foram assinados acordos de cooperação técnica entre o Governo e o Tribunal de Justiça do Ceará, o Tribunal de Contas do Estado (TCE), Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) e Tribunal de Contas da União (TCU).

A racionalização de custos com a fiscalização e a otimização do trabalho dos órgãos de controle, através do compartilhamento de dados e informações, que será resultado dos acordos, foram ressaltadas pelo governador. “Cumprimento o nosso Controlador João Melo pelo esforço dispensado para chegarmos a esses acordos. Essas assinaturas representam o resultado de muita articulação. Essa é uma visão austera e moderna de como atuar na gestão pública”, frisou.

O Controlador João Melo discorreu sobre a criação dos órgãos de controle e a importância da implantação do controle interno preventivo. “Estamos trabalhando para no início do próximo ano estarmos com essa nova forma de trabalho implantada. Vamos passar a acompanhar paripasso os contratos e convênios firmados pelo Estado e não iremos mais apenas auditar processos já concluídos, nos quais os erros e desvios não podem mais ser corrigidos”, ressaltou.

A primeira palestra do Encontro, com o tema “A importância do Controle para a gestão pública”, foi ministrada pelo Ministro do Tribunal de Contas da União, José Múcio Monteiro Filho. Em sua fala Múcio ressaltou os novos rumos nos trabalhos realizados pelos órgãos de controle interno e externo. “Fico muito feliz em ver que o Estado do Ceará está trabalhando para implantar o controle interno preventivo. Temos que fiscalizar e incentivar os bons. Precisamos usar a transparência ao nosso favor. Para mostrar o bem-feito e punir o mal-feito. Estamos construindo um Brasil melhor e cheio de gente bem intencionada”, frisou o ministro.

No período da tarde, foram realizadas mais duas palestras. Uma delas foi ministrada pelo Controlador Geral de Minas Gerais, Moacyr Lobato Filho, com o tema “Peculiaridades do Controle Interno na Avaliação dos Termos de Parceria, Convênios e Contratos de Gestão: a experiência mineira”. A outra foi proferida pelo superintendente da Área de Gerenciamento de Processos e Serviços Compartilhados do Banco do Nordeste do Brasil, Jefferson Cavalcante Albuquerque, com o tema “Racionalização e Controle de Processos – a experiência do BNB”.

09.12.11

Assessoria de Comunicação da CGE

Kélia Jácome – Assessora de Comunicação ( kelia.jacome@cge.ce.gov.br / 85 3101.3474)

Flávia Salcedo – Assistente de Publicidade e Redação ( flavia.salcedo@cge.ce.gov.br / 85 3101.3474)

Twitter: @ComunicacaoCGE