CGE realiza palestra de educação social sobre Ouvidoria e Transparência

19 de dezembro de 2011 - 03:00

A palestra faz parte do Projeto de Educação Social e aconteceu nesta segunda (19) no Liceu do Ceará

Fomentar a participação social para o fortalecimento da cidadania e orientar os cidadãos na utilização das ferramentas de controle social. Esse é o objetivo do Projeto de Educação Social desenvolvido pela Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE), que teve início nesta segunda-feira (19). A primeira instituição a participar do projeto foi o Colégio Estadual Liceu do Ceará.

 A Orientadora da Célula de Gestão da Rede de Ouvidorias da Coordenadoria de Ouvidoria, Sandra Gomes, iniciou o encontro ressaltando o papel do cidadão como co-responsável no que se refere ao acompanhamento das ações desenvolvidas pelo Estado e da atuação do cidadão como fiscal da gestão pública. “Todos nós temos uma parcela de responsabilidade na sociedade”, afirmou.

Em seguida, a Orientadora palestrou sobre as ferramentas de controle social e o papel da Ouvidoria no exercício desse controle. “A Ouvidoria funciona como um mecanismo de controle social. É um canal de comunicação direto entre o cidadão e o poder público, atuando como interlocutor na recepção de sugestões, elogios, denúncias, reclamações e críticas”. Sandra Gomes ainda mencionou os canais de atendimento da Ouvidoria e contextualizou os alunos sobre a I Conferência Nacional sobre Transparência e Controle Social – Consocial.

 Dando continuidade ao encontro, Tiago Peixoto, Orientador da Célula de Gestão da Ética e Transparência da Coordenadoria de Acompanhamento da Gestão, apresentou aos alunos o Portal da Transparência e falou sobre a importância da transparência nas ações do Estado. “A Transparência é importante para a gestão pública e para a sociedade. Funciona como uma forma de prestação de contas do Governo”, frisou. Tiago Peixoto discorreu ainda sobre a Lei de Acesso à Informação e apresentou as ferramentas presentes no Portal da Transparência.

 A Professora Regente do Centro de Multimeios do Liceu, Patrícia Araújo, destacou o valor da iniciativa da CGE e do Projeto de Educação Social. “A Escola é um local de aprendizagem. A gente precisa sempre trazer o que há de novo e de importante. Esse é o momento de conscientizar o aluno sobre sua responsabilidade social e fazer com que ele possa disseminar esta informação para a famíla, para os amigos”, concluiu. 

O Projeto de Educação Social propõe ações informativas e educacionais, possibilitando a inclusão e a participação consciente da sociedade no controle da gestão pública para garantir uma governança efetiva.

19.12.11

Assessoria de Comunicação da CGE

Kélia Jácome – Assessora de Comunicação ( kelia.jacome@cge.ce.gov.br / 85 3101.3474)

Flávia Salcedo – Assistente de Publicidade e Redação ( flavia.salcedo@cge.ce.gov.br / 85 3101.3474)

Twitter: @ComunicacaoCGE