CGE apresenta novo Portal da Transparência para órgãos do Governo

6 de janeiro de 2012 - 03:00

A apresentação aconteceu na EGP para cerca de 15 representantes de secretarias convidadas pela CGE

Apresentar e partilhar o sistema do novo Portal da Transparência. Esse foi o objetivo do encontro promovido pela Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE) com representantes de diferentes secretarias, na Escola de Gestão Pública (EGP), nesta sexta-feira (06). O encontro fez parte do último dia de capacitação dos funcionários de TI da CGE com a empresa contratada para desenvolvimento do Portal – GIS Consult.

O Coordenador da Coordenadoria de Acompanhamento da Gestão (Cages), Marconi Lemos, iniciou o evento contextualizando os presentes sobre a ferramenta Portal da Transparência e todo o arcabouço legal que rege o Portal, desde a Constituição Federal de 1988, passando pela Lei de Responsabilidade Fiscal e a nova Lei de Acesso à Informação. “É um direito do cidadão o acesso à informação e o desenvolvimento de uma cultura de transparência. Na administração pública, todas as nossas ações precisam estar disponíveis para a sociedade”, destacou.

Em seguida, o Orientador da Célula da Gestão de Ética e Transparência, Tiago Peixoto, apresentou o layout do Novo Portal e as novidades que estão presentes em sua nova versão. “O novo Portal está mais atraente para o usuário, com a navegabilidade mais fácil e agradável e com linguagem de mais simples entendimento”, ressaltou. Entre as novidades para o usuário, o Portal apresenta a seção Consulta em Destaque, em que aparecem os dez contratos e convênios mais visitados. Na seção Presença nos Municípios, através de um mapa interativo, o cidadão pode consultar os investimentos feitos pelo Estado em cada município. 

Após a apresentação, os participantes puderam tirar dúvidas e apresentar sugestões para melhorias no Portal. Marconi Lemos comentou sobre esse momento de troca com as secretarias e o sentimento que deve existir para o desenvolvimento de uma cultura da transparência. “O Portal não é da CGE e nem mais do Governo do Estado. Ele pertence à sociedade. É importante que todos estejam comprometidos com a alimentação das informações e que ele esteja sempre atualizado”, concluiu. 

06.01.12

Assessoria de Comunicação da CGE

Kélia Jácome – Assessora de Comunicação ( kelia.jacome@cge.ce.gov.br / 85 3101.3474)

Flávia Salcedo – Assistente de Publicidade e Redação ( flavia.salcedo@cge.ce.gov.br / 85 3101.3474)

Twitter: @ComunicacaoCGE