Ouvidoria responde no prazo cerca de 95% das manifestações dos cidadãos

18 de janeiro de 2012 - 03:00

Pesquisa realizada em 2011 aponta que 73% dos usuários estão satisfeitos com as ferramentas de ouvidoria do Estado

A Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE), canal aberto para a participação de todo cidadão cearense, contabilizou o número de 24.458 manifestações procedentes realizadas pela Ouvidoria até novembro de 2011.  Deste total, 23.282 das manifestações foram respondidas no prazo, ou seja, 94,96% dos atendimentos. Este indicador representa a quantidade de respostas, positivas ou negativas, que a Ouvidoria encaminhou ao cidadão-usuário e é relativo às manifestações procedentes registradas no Sistema de Ouvidoria (SOU), dentro do prazo definido legalmente.

Uma pesquisa, realizada em novembro de 2011 para medir o nível de satisfação do cidadão-usuário com as ferramentas de ouvidoria, mostrou que o índice de satisfação com o serviço foi de 73%. Esse índice de aprovação reflete o trabalho que vem sendo desenvolvido pela CGE, através da Coordenadoria de Gestão de Ouvidoria, em um esforço contínuo de universalizar e prezar pela excelência no atendimento ao cidadão. 

Nesse sentido, a CGE está realizando cada vez mais projetos e ações de Educação Social. Estas ações visam promover a conscientização e sensibilização da população para o uso adequado dos serviços da Ouvidoria, vendo nela um canal apropriado de participação social no Governo Estadual. A Controladora e Ouvidora Geral Adjunta, Silvia Correia, ressalta a importância da Educação Social para a formação de uma sociedade mais cidadã, consciente de seus direitos e deveres. “Nosso grande desafio é desenvolver ações de capacitação da população por meio de instrumentos de controle social que possibilitem o uso adequado das ferramentas de ouvidoria”, frisou. 

A eficiência das ações de Educação Social pode ser constatada em números. A cada ano o número de trotes vem diminuindo. Em 2008, o número de trotes contabilizados era de 82.740. No ano de 2011, este número diminuiu para 4.006 registrados – uma queda de 95,15%. 

Sobre a Ouvidoria – A Ouvidoria do Estado atende, encaminha e apura as suas manifestações sobre o serviço público estadual. O serviço foi criado para que o cidadão manifeste sua opinião sobre a administração pública estadual, contribuindo para a qualidade e a transparência das ações do Governo. 

A Ouvidoria tem como principal orientação o fortalecimento dos canais de participação do cidadão, através da central de atendimento 155, internet, núcleos de atendimentos presenciais, ouvidoria móvel e ouvidorias setoriais, consolidando assim o controle social e a gestão participativa.

Serviço:

Ouvidoria Geral do Estado

Telefone: 155 (ligação gratuita)

Site: www.ouvidoria.ce.gov.br

18.01.12

Assessoria de Comunicação da CGE

Kélia Jácome – Assessora de Comunicação ( kelia.jacome@cge.ce.gov.br / 85 3101.3474)

Flávia Salcedo – Assistente de Publicidade e Redação ( flavia.salcedo@cge.ce.gov.br / 85 3101.3474)

Twitter: @ComunicacaoCGE