Ouvidoria responde no prazo cerca de 95% das manifestações dos cidadãos
18 de janeiro de 2012 - 03:00
Pesquisa realizada em 2011 aponta que 73% dos usuários estão satisfeitos com as ferramentas de ouvidoria do Estado
Uma pesquisa, realizada em novembro de 2011 para medir o nível de satisfação do cidadão-usuário com as ferramentas de ouvidoria, mostrou que o índice de satisfação com o serviço foi de 73%. Esse índice de aprovação reflete o trabalho que vem sendo desenvolvido pela CGE, através da Coordenadoria de Gestão de Ouvidoria, em um esforço contínuo de universalizar e prezar pela excelência no atendimento ao cidadão.
Nesse sentido, a CGE está realizando cada vez mais projetos e ações de Educação Social. Estas ações visam promover a conscientização e sensibilização da população para o uso adequado dos serviços da Ouvidoria, vendo nela um canal apropriado de participação social no Governo Estadual. A Controladora e Ouvidora Geral Adjunta, Silvia Correia, ressalta a importância da Educação Social para a formação de uma sociedade mais cidadã, consciente de seus direitos e deveres. “Nosso grande desafio é desenvolver ações de capacitação da população por meio de instrumentos de controle social que possibilitem o uso adequado das ferramentas de ouvidoria”, frisou.
A eficiência das ações de Educação Social pode ser constatada em números. A cada ano o número de trotes vem diminuindo. Em 2008, o número de trotes contabilizados era de 82.740. No ano de 2011, este número diminuiu para 4.006 registrados – uma queda de 95,15%.
Sobre a Ouvidoria – A Ouvidoria do Estado atende, encaminha e apura as suas manifestações sobre o serviço público estadual. O serviço foi criado para que o cidadão manifeste sua opinião sobre a administração pública estadual, contribuindo para a qualidade e a transparência das ações do Governo.
A Ouvidoria tem como principal orientação o fortalecimento dos canais de participação do cidadão, através da central de atendimento 155, internet, núcleos de atendimentos presenciais, ouvidoria móvel e ouvidorias setoriais, consolidando assim o controle social e a gestão participativa.
Serviço:
Ouvidoria Geral do Estado
Telefone: 155 (ligação gratuita)
Site: www.ouvidoria.ce.gov.br
18.01.12
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