Município de Pacatuba realiza sua I Consocial Municipal

19 de janeiro de 2012 - 03:00

Serão eleitos 20 delegados para a etapa estadual, sendo doze da sociedade civil, seis do poder público e dois de conselhos

O município de Pacatuba realiza, nesta quarta (18) e quinta-feira (19), a sua I Conferência Municipal sobre Transparência e Controle Social – Consocial. O evento acontece no Parque das Andreas e tem como tema “A sociedade no acompanhamento e controle da gestão pública”. A estimativa é que a Conferência reúna de 100 a 150 pessoas, entre representantes de lideranças locais, poder público, membros de conselhos e representantes da sociedade civil.

No encontro, serão discutidos quatro eixos temáticos: “Promoção da transparência pública e acesso à informação e dados públicos”, “Mecanismos de controle social, engajamento e capacitação da sociedade para o controle da gestão pública”, “A atuação dos conselhos de políticas públicas como instâncias de controle” e “Diretrizes para a prevenção e o combate à corrupção”.  Além das palestras, o encontro também contará com atividades em grupos, debates, entre outros eventos.

O Corregedor Geral do Município, Cláudio Falcão, ressaltou a importância da realização das conferências para promover a transparência pública e estimular a participação democrática da sociedade no acompanhamento e controle da gestão pública. “A realização das Conferências Municipais não é uma obrigação. Mas cada Cidade se sente hoje na obrigação de aderir ao apelo do Governo do Estado, diante de que suas gestões sejam marcadas por maior lisura e responsabilidade nos investimentos públicos”, afirmou Falcão.

Com uma população superior a 50 mil habitantes, a cidade elege doze representantes da sociedade civil, seis do poder público e dois de conselhos, totalizando 20 delegados. Os eleitos irão participar da etapa seguinte, a I Consocial Estadual, que acontecerá dias 2 e 3 de março de 2012, em Fortaleza. Em levantamento feito pela Comissão Organizadora Estadual (COE), foram convocadas 162 conferências municipais até 13 de janeiro deste ano.

* Com informações do Diário do Nordeste.

19.01.12

Kélia Jácome – Assessora de Comunicação ( kelia.jacome@cge.ce.gov.br / 85 3101.3474)

Flávia Salcedo – Assistente de Publicidade e Redação ( flavia.salcedo@cge.ce.gov.br / 85 3101.3474)