Pedra Branca, Cedro e Ibicuitinga realizam sua etapa municipal da Consocial

26 de janeiro de 2012 - 03:00

As conferências aconteceram nos dias 05, 19 e 25 de janeiro, respectivamente, e tiveram como objetivo promover a transparência e o controle social

As cidades de Pedra Branca, Cedro e Ibicuitinga realizaram este mês sua I Conferência Municipal sobre Transparência e Controle Social – Consocial. Em Ibicuitinga, a Consocial foi realizada nesta quarta-feira (25), a partir das 7h30, no Centro de Referência da Assistência Social (Cras). Para os que quiseram acompanhar o evento pela internet, a Conferência foi transmitida ao vivo pelo site oficial do Governo Municipal de Ibicuitinga.

No Cedro, a Conferência aconteceu na última quinta-feira (19) e teve como tema “A sociedade no acompanhamento e controle da gestão pública”.  Participaram do encontro representantes da Pastoral da Criança e da Pastoral Carcerária, Associações Comunitárias, Federação das Associações, Sindicatos dos Trabalhadores da Agricultura Familiar, Conselhos Municipais, Gestores Municipais e funcionários públicos.

Em Pedra Branca, o evento aconteceu no dia 5 de janeiro, no Auditório da Escola Profissionalizante Antonio Rodrigues de Oliveira, e contou com a participação de aproximadamente 150 pessoas, entre representantes do poder público, membros de conselhos e representantes da sociedade civil.

Na solenidade de abertura estava presente o prefeito, Antonio Góis, os secretários municipais representados pelo Chefe de Gabinete Joãozinho do Monteiro, além de vereadores e presidentes de associações. Os trabalhos foram coordenados pela Secretária de Administração e Finanças do município, Francisca Débora.

As cidades elegeram representantes da sociedade civil, do poder público e de conselhos, para participar da etapa seguinte, a I Consocial Estadual, que acontecerá dias 2 e 3 de março de 2012, em Fortaleza.

Sobre a Consocial – A I Conferência Nacional sobre Transparência e Controle Social – I Consocial é uma realização da Controladoria-Geral da União – CGU. Convocada por Decreto presidencial de 8 dezembro de 2010, a I Consocial terá etapas preparatórias a realizarem-se de julho de 2011 a abril de 2012 em todo o Brasil, o que deve mobilizar mais de 1 milhão de brasileiros que serão representados por cerca de 1200 delegados esperados para a etapa nacional da Consocial que acontece entre os dias 18 e 20 de maio de 2012, em Brasília.

*Com informações Prefeitura de Pedra Branca e Diário do Nordeste

26.01.12

Kélia Jácome – Assessora de Comunicação ( kelia.jacome@cge.ce.gov.br / 85 3101.3474)

Flávia Salcedo – Assistente de Publicidade e Redação ( flavia.salcedo@cge.ce.gov.br / 85 3101.3474)