CGE participa de treinamento da Consocial em Brasília

6 de fevereiro de 2012 - 03:00

O treinamento é uma preparação para a realização da etapa estadual da Consocial em Fortaleza

A Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE) participou de treinamento realizado em Brasília, pela Controladoria Geral da União (CGU), para a realização da etapa estadual da I Conferência sobre Transparência e Controle Social – I Consocial. O secretário executivo da CGE e membro da Comissão Organizadora Estadual (COE), Paulo Roberto Nunes, e a articuladora da Coordenadoria de Ouvidoria (Couvi) e membro da Coordenação Executiva da Consocial Estadual, Rosângela Araújo, representaram o órgão no evento. 

O treinamento aconteceu nos dia 01, 02 e 03 de fevereiro e foi dividido em duas etapas. No primeiro dia, foi realizado um encontro das comissões organizadoras, em que foram prestadas contas sobre a evolução das conferências estaduais. Cada estado apresentou um panorama geral das Consociais realizadas em seus municípios e regiões.

Segundo o secretário executivo da CGE, Paulo Roberto Nunes, o Estado do Ceará tem uma posição de destaque em relação aos demais estados brasileiros. “A Comissão Organizadora Nacional registrou que 20% das Conferências Municipais/Regionais convocadas no país referem-se ao Estado do Ceará. Haja vista, que no Ceará as Conferências foram convocadas em 164 dos 184 municípios”, afirmou.  

Na segunda etapa, nos dias 2 e 3 de fevereiro, ocorreu a Capacitação sobre Sistematização de Diretrizes e Propostas da I Consocial. No curso, foram prestadas orientações aos membros das comissões organizadoras e coordenações executivas, quanto à metodologia a ser adotada para preparação, convergência e sistematização das diretrizes e propostas a serem discutidas na conferência estadual. Foram realizados exercícios práticos e aplicação no sistema computadorizado desenvolvido pela CGU. “Considerando as 164 conferências convocadas no C –

eará, no limite, teremos 3.280 diretrizes e propostas a serem sistematizadas e levadas a etapa estadual”, ressaltou Paulo Roberto. 

No encontro, também foram esclarecidas dúvidas sobre o processamento dos dados encaminhados à CGU pelos municípios, cujas informações não eram de conhecimento dos estados. Muitas cidades não completaram a transmissão dos dados, o que irá demandar por parte dos estados a adoção de medidas junto aos municípios para que eles finalizem a transmissão dos dados e informações. 

Consocial no Ceará – A Consocial foi realizada em 164 dos 184 municípios cearenses. O levantamento foi feito pela Comissão Organizadora Estadual (COE) e contabilizou as Conferências realizadas até o dia 06 de fevereiro. Dos 184 municípios, apenas 20 deles não convocaram sua Consocial. As Conferências realizadas no Estado do Ceará representam 20% de todas as Consociais Municipais e Regionais realizadas em todo país.

06.02.12

Assessoria de Comunicação da CGE

Kélia Jácome – Assessora de Comunicação ( kelia.jacome@cge.ce.gov.br / 85 3101.3474)

Flávia Salcedo – Assistente de Publicidade e Redação ( flavia.salcedo@cge.ce.gov.br / 85 3101.3474)

Twitter: @ComunicacaoCGE