CGE inicia auditorias de contas de gestão
13 de fevereiro de 2012 - 03:00
Serão auditados um total de 91 órgãos, fundos e entidades
A execução direta dos trabalhos está sob a responsabilidade de 11 auditores de controle interno da Coordenadoria de Auditoria da Gestão (Coaug). Cada atividade de auditoria compreende uma série de etapas.
Em um primeiro momento, é realizada uma auditoria com a emissão de um relatório preliminar que é encaminhado ao órgão auditado. Logo após, é feita uma análise da manifestação do órgão sobre as constatações elencadas no relatório preliminar.
Em seguida, é elaborado o relatório de auditoria de contas do exercício, contendo o posicionamento da CGE acerca dos pontos elencados no relatório preliminar, após a análise da manifestação do auditado. Este relatório também pode conter recomendações do controle interno, quando for o caso. Por último, é emitido um Certificado de Auditoria, de responsabilidade do coordenador de Auditoria da Gestão, e um Parecer do Dirigente do Controle Interno, documento de autoria do Controlador e Ouvidor Geral.
Os Relatórios de Contas de Gestão de 2011 e seus correspondentes Certificados de Auditoria e Pareceres do Dirigente do Controle Interno, bem como o próprio processo de prestação de contas dos órgãos e entidades, deverão, a partir das contas de 2011, ser encaminhados ao controle externo (TCE) por meio do sistema informatizado e-Contas.
O e-Contas, sistema instituído por meio do Decreto Estadual nº. 30.224/2010, visa auxiliar os gestores dos órgãos e entidades do poder executivo do Estado do Ceará na elaboração, formalização e apresentação ao Tribunal de Contas do Estado do Ceará das prestações de contas anuais de gestão, por meio eletrônico.
13.02.12
Assessoria de Comunicação da CGE
Kélia Jácome – Assessora de Comunicação ( kelia.jacome@cge.ce.gov.br / 85 3101.3474)
Flávia Salcedo – Assistente de Publicidade e Redação ( flavia.salcedo@cge.ce.gov.br / 85 3101.3474)
Twitter: @ComunicacaoCGE