Comissão Organizadora define processo eleitoral dos delegados da 1ª Consocial

2 de março de 2012 - 03:00

A reunião foi presidida pelo Controlador e Ouvidor Geral do Estado e vice-presidente da 1ª Consocial, João Melo

A Comissão Organizadora Estadual (COE) da 1ª Conferência estadual de Transparência e Controle Social (1ª Consocial) se reuniu, na manhã desta sexta-feira, dia 02 de março, na Vice Governadoria para definir o processo eleitoral na escolha dos delegados que representarão o Ceará na etapa nacional da Conferência. A reunião foi presidida pelo Controlador e Ouvidor Geral do Estado e vice-presidente da Consocial, João Alves de Melo.

No início do encontro, o Controlador fez um balanço sobre as Conferências Municipais convocadas no Estado e apresentou a situação do Ceará em relação ao total de Conferências realizadas no país. “Hoje nós temos um quadro de 148 municípios com suas conferências aprovadas pela Controladoria Geral da União (CGU). Esta é uma conquista grande, por ser o Ceará, de fato, o único Estado do Brasil a estar fazendo conferências municipais”, avaliou. “O número de conferências realizadas aqui no Ceará, representa 20% das todas as conferências realizadas no país”, completou João Melo.

Em seguida, o  secretário executivo da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE) e membro da COE, Paulo Roberto Nunes, fez a leitura do regimento do processo eleitoral dos delegados para a Conferência Nacional para ser discutido entre os presentes. Como 80% dos municípios cearenses realizaram sua Conferência Municipal, espera-se um total de 1790 delegados para a etapa estadual.

Paulo Roberto também fez um relato sobre a capacitação para a sistematização de diretrizes e propostas da Conferência Estadual promovida pela CGU, em Brasília, e explicou o motivo do adiamento da Conferência. “A Consocial Estadual foi remarcada devido à necessidade de mais tempo para a sistematização das diretrizes e propostas das Conferências Municipais”, afirmou. “Temos cerca de 2940 propostas para sistematizar”, frisou.

No evento, ainda foram dados outros informes de ordem logística e operacional referente à realização da Conferência, que acontecerá nos dias 02 e 03 de abril, em Fortaleza.

02.03.12

Kélia Jácome – Assessora de Comunicação ( kelia.jacome@cge.ce.gov.br / 85 3101.3474)

Flávia Salcedo – Assistente de Publicidade e Redação ( flavia.salcedo@cge.ce.gov.br / 85 3101.3474)