Ceará realiza capacitação para a sistematização de diretrizes e propostas da 1ª Consocial

6 de março de 2012 - 03:00

Serão sistematizadas cerca de 2.600 diretrizes e propostas para a etapa estadual da Conferência

A Coordenação Executiva Estadual (CEE) e a Comissão Organizadora Estadual (COE) da 1ª Conferência Estadual de Transparência e Controle Social (1ª Consocial) promoveu nesta terça-feira (06), na Escola de Gestão Pública (EGP), uma capacitação para a sistematização das diretrizes e propostas da 1ª Consocial.

A articuladora da Coordenadoria de Ouvidoria (Couvi) e membro da CEE, Rosângela Araújo, e o representante da Controladoria Geral da União (CGU), Cláudio Henrique Santos, foram os facilitadores do treinamento. 

No início do encontro, foi feita uma contextualização sobre a Conferência e uma apresentação do texto-base e dos eixos temáticos que a regem. “A Consocial é diferente das outras conferências já realizadas. Ela tem como objetivo a construção de um plano de ação nacional sobre transparência e controle social, estimulando a participação da sociedade no acompanhamento da gestão pública”, frisou Rosângela Araújo.

Em seguida, foram prestadas orientações aos participantes, quanto à metodologia a ser adotada para preparação, convergência e sistematização das diretrizes e propostas a serem discutidas na Conferência Estadual. Também foi apresentado o sistema computadorizado disponibilizado pela CGU para o cadastramento das propostas.

Cerca de 2.600 propostas e diretrizes estão contidas nos relatórios enviados pelos municípios à CGU. Dos 161 municípios que convocaram a Conferência, 148 deles finalizaram seus relatórios junto à CGU e tiveram suas conferências validadas.

Para a sistematização desse material, uma equipe de oito servidores da Secretaria da Educação (Seduc), Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) e CGU foi escolhida pela COE e CEE. O trabalho será realizado durante o mês de março, com a formatação do caderno de propostas para a etapa estadual. 

 A Consocial Estadual será realizada nos dias 02 e 03 de abril, em Fortaleza. 

06.03.12

Assessoria de Comunicação da CGE

Kélia Jácome – Assessora de Comunicação ( kelia.jacome@cge.ce.gov.br / 85 3101.3474)

Flávia Salcedo – Assistente de Publicidade e Redação ( flavia.salcedo@cge.ce.gov.br / 85 3101.3474)

Twitter: @ComunicacaoCG