EnglishFrenchPortugueseSpanish
EnglishFrenchPortugueseSpanish

Solicitação de informações aumenta após vigência da Lei de Acesso à Informação

21 de maio de 2012 - 03:00

Acessos ao Portal da Transparência e à Ouvidoria, ferramentas de controle social do Estado, cresceram

Após a entrada em vigor, na última quarta-feira (16), da Lei de Acesso à Informação, a Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE) registrou um aumento na solicitação de informações à Ouvidoria e no número de acessos ao Portal de Transparência do Governo do Estado do Ceará.

De acordo com a análise de dados do Portal da Transparência, do dia 16 de maio – dia em que a Lei de Acesso à Informação entrou em vigor – ao dia 18 de maio, 1.189 acessos foram registrados, enquanto nos dias correspondentes da semana anterior – 9 a 11 de maio, esse número foi de 810, o que significa um incremento de 46,79%.

O mesmo levantamento foi feito no Sistema de Ouvidoria (SOU), do dia 16 a 18 de maio, foram registrados 285 pedidos de informação. Se comparado com o número de solicitações dos dias correspondentes da semana anterior – 9 a 11 de maio, que foi de 244 pedidos, foi percebido um crescimento de 16,8%.

Para o Controlador e Ouvidor do Estado, João Melo, o crescimento na participação popular é muito relevante nesse momento em que a Lei estadual de Acesso à Informação está tramitando na Assembleia. “É muito gratificante perceber que nos três primeiros dias de vigência da nova lei já seja notável o crecimento da busca de informação pelo cidadão”, frisou.

Saiba mais – A CGE, como responsável pela coordenação dos esforços de implementação no âmbito do Governo do Estado, adotará medidas para apoiar a capacitação dos servidores, a estruturação dos serviços de informações ao cidadão em órgãos e entidades do Poder Executivo Estadual e o estabelecimento de procedimentos para o funcionamento do sistema de acesso a informações públicas.

21.05.12

Assessoria de Comunicação da CGE

Kélia Jácome – Assessora de Comunicação (kelia.jacome@cge.ce.gov.br / 85 3101.3474)

Flávia Salcedo – Assistente de Publicidade e Redação (flavia.salcedo@cge.ce.gov.br / 85 3101.3474)

Estagiárias: Damaris Magalhães e Géssica Saraiva

Twitter: @ComunicacaoCGE