CGE realiza palestras sobre Educação Social e Curso Básico de Formação de Ouvidores

28 de maio de 2012 - 16:35

As ações acontecem nas cidades de Sobral e Canindé

Com o objetivo de fomentar a participação consciente da sociedade no controle da gestão pública e garantir a qualificação dos servidores públicos, a Controladoria e Ouvidoria do Estado do Ceará (CGE) vem promovendo duas ações em cidades do interior do Estado. 

Nesta segunda-feira (28), em Sobral, será realizado o Curso Básico de Formação de Ouvidores, voltado para servidores públicos em exercício nas ouvidorias estadual e municipal. O curso tem como intuito proporcionar aos ouvidores da Rede Pública Estadual e Municipal da Saúde uma formação técnica e gerencial apropriada ao desempenho dos ouvidores. 

O treinamento, que acontece no Centro de Zoonose de Sobral, com 40 horas de duração, tem em seu conteúdo programático assuntos como: Marketing; Ouvidoria; Ética e participação no serviço público; Direito, Noções de Direito Constitucional e Administrativo; Ouvidoria do SUS como instrumento de Gestão; e Funcionamento da Ouvidoria.

Ainda no município de Sobral, estudantes de escolas públicas assistirão a palestras sobre a participação social no controle da gestão pública e o fortalecimento da cidadania, como parte do Projeto de Educação Social da CGE. Nesta segunda-feira (28), o assunto será debatido na Escola Estadual Dr. Euclides Ferreira Gomes, e na quinta-feira (31), na Escola Estadual Dom José Tupinambá da Frota.

Para a coordenadora de Gestão de Ouvidoria, Carmem Cinira, o curso irá assegurar a eficácia no atendimento. “É importante que haja a capacitação de todos os ouvidores da rede estadual e municipal da saúde, isso garantirá o nivelamento das informações repassadas à população”, frisou.

Em Canindé, na última terça-feira (22), a CGE realizou palestra na Escola Estadual Frei Policarpo, onde os alunos discutiram sobre educação social e sobre a utilização de ferramentas, como a Ouvidoria e o Portal da Transparência, para o acompanhamento da gestão pública. 

Cronograma do curso em Sobral

Dia 28 de maio

Maria Thais Pinheiro Holanda (Orientadora da Célula de Atendimento)  

Módulo: Psicologia do Atendimento (Comunicação e Marketing) 

Local: Centro de Zoonose de Sobral

Período: Manhã e tarde


Dia 29 de maio

Rosangela Araújo da Silva

Módulo: Desempenho e Indicadores de Ouvidoria (Elaboração de relatórios Gerenciais e Construção de Indicadores) 

Período: Manhã e tarde


Dia 01 de junho

Sandra Maria Gomes de Oliveira

Módulo: Funcionamento da Ouvidoria

Período: Manhã e tarde



28.05.12

Assessoria de Comunicação da CGE

Kélia Jácome – Assessora de Comunicação (kelia.jacome@cge.ce.gov.br / 85 3101.3474)

Flávia Salcedo – Assistente de Publicidade e Redação (flavia.salcedo@cge.ce.gov.br / 85 3101.3474)

Estagiárias: Damaris Magalhães e Géssica Saraiva

Twitter: @ComunicacaoCGE