CGE realiza cursos de Auditoria Interna da Qualidade e de Indicadores Gerenciais da Qualidade

11 de junho de 2012 - 14:09

A iniciativa tem como objetivo capacitar o quadro de servidores e colaboradores do órgão para a manutenção da certificação ISO 9001

A Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE) realiza, de 12 a 22 de junho, os cursos de Auditoria Interna da Qualidade e de Indicadores Gerenciais da Qualidade. Os cursos serão realizados na Escola de Gestão Pública (EGP), de 08h às 12h, com 16 horas/aula cada. A iniciativa tem como objetivo capacitar o quadro de servidores e colaboradores do órgão para a manutenção da certificação ISO 9001, conquistada pela CGE em novembro do ano passado.  

O Curso de Auditoria Interna da Qualidade, que tem início nesta terça-feira (12) e segue até 15 de junho, tem como objetivo capacitar os servidores para planejar, executar e relatar expedientes de auditoria interna da qualidade (e atividades de acompanhamento), utilizando a norma ABNT NBR ISO 19011:2002.

No curso, serão abordadas a visão geral da auditoria, fases de uma auditoria, gerenciamento dos programas de auditoria, competência e avaliação de auditores, caracterização de auditores e auditados, auditoria, análise crítica da documentação, check list, documentação, plano de auditoria, atividades da auditoria no local, preparação, aprovação e distribuição do relatório de auditoria.

Já o Curso de Indicadores Gerenciais da Qualidade, que será realizado de 19 a 22 de junho, visa proporcionar aos participantes conhecimentos em elaboração de indicadores gerencias da qualidade, avaliando o atendimento aos requisitos da norma, monitorando e consolidando a implantação do Sistema de Gestão da Qualidade da CGE.

Em seu conteúdo programático, serão abordadas as categorias dos indicadores, propriedades de um bom indicador, o perigo dos indicadores inconsistentes, exemplos práticos de indicadores, como implantar os indicadores gerenciais, o conceito de processo, eficácia e eficiência, tipos de indicadores, indicadores da qualidade, as etapas da construção de um indicador e características de um bom indicador.


Acompanhe o calendário:

Curso de Auditoria Interna da Qualidade

Data: 12 a 15 de junho

Horário: 8h às 12h

Local: Escola de Gestão Pública


Curso de Indicadores Gerenciais da Qualidade

Data: 19 a 22 de junho

Horário: 8h às 12h

Local: Escola de Gestão Pública


11.06.12

Assessoria de Comunicação da CGE

Kélia Jácome – Assessora de Comunicação (kelia.jacome@cge.ce.gov.br / 85 3101.3474)

Flávia Salcedo – Assistente de Publicidade e Redação (flavia.salcedo@cge.ce.gov.br / 85 3101.3474)

Estagiárias: Damaris Magalhães e Géssica Saraiva

Twitter: @ComunicacaoCGE