Lei Estadual de Acesso à Informação é publicada no Diário Oficial do Estado

17 de julho de 2012 - 19:39

A Lei nº 15.175/2012 foi publicada na última quarta-feira (11). Os decretos que regulamentam o novo Portal da Transparência e o Sistema de Ouvidoria foram publicados na quinta-feira (12)



A Lei Estadual de Acesso à Informação, nº 15.175/2012, foi publicada na última quarta-feira (11), no Diário Oficial do Estado. A norma cria a estrutura decisória e de apoio para cumprimento das prerrogativas estruturadas na Lei Federal de Acesso à Informação. Além da Lei Estadual de Acesso à Informação, os decretos que regulamentam o novo Portal da Transparência e o Sistema de Ouvidoria do Estado, principais canais de transparência ativa e passiva a serem utilizados pelo cidadão no atendimento às demandas por informação, também foram publicados no Diário Oficial do Estado, no dia 12 de julho.

A Lei cria o Sistema Estadual de Acesso à Informação que é composto pelo Conselho Estadual de Acesso à Informação, Comitê Gestor de Acesso à Informação, pelos Comitês Setoriais de Acesso à Informação e pelos Serviços de Informação ao Cidadão (SIC). A partir da data de publicação da Lei, os órgãos que compõem o Sistema têm até 30 dias para definir a composição do conselho e dos comitês nela previstos e 180 dias para definir os regulamentos deles.

A Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE) coordenará, no âmbito do Poder Executivo Estadual, o Comitê Gestor de Acesso à Informação. O Comitê Gestor é composto pelo Gabinete do Governador, Casa Civil, Procuradoria Geral do Estado (PGE), Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE), Casa Militar, Secretaria da Fazenda (Sefaz) e Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag).

17.07.12

Assessoria de Comunicação da CGE

Kélia Jácome – Assessora de Comunicação ( kelia.jacome@cge.ce.gov.br / 85 3101.3474)

Flávia Salcedo – Assistente de Publicidade e Redação ( flavia.salcedo@cge.ce.gov.br / 85 3101.3474)

Estagiárias: Damaris Magalhães e Géssica Saraiva

Twitter: @ComunicacaoCGE