Capacitação em análise de prestação de contas de convênios terminou nesta sexta-feira (20)

20 de julho de 2012 - 18:19

Participaram da oficina as equipes responsáveis pela gestão de convênios da SDA e SCidades

 

Terminou nesta sexta-feira (20), a Capacitação em Análise de Prestação de Contas de Convênios promovida pela Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE), em parceria com a Escola Pública de Gestão (EGP) e a Casa Civil. O treinamento foi voltado para as equipes responsáveis pela gestão de convênios da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) e da Secretaria das Cidades (SCidades). O encerramento da oficina contou com a presença do Controlador e Ouvidor Geral do Estado, João Alves de Melo. 

Segundo o Controlador, a capacitação é apenas um primeiro passo para a padronização do processo de prestação de contas e implantação do sistema de controle interno preventivo. “Temos que tratar esta questão como um processo, com rotina, fluxos e graus de risco definidos. Em função disso, estamos desenvolvendo na CGE o software para o sistema de controle interno. Depois da implantação desse sistema, todos trabalharão melhor”, frisou. “Iremos também criar uma lei especificando todo o detalhamento desse processo para não haver mudanças que possam trazer prejuízo ao Estado”, concluiu.  

A oficina teve como objetivo propiciar orientação teórica e prática sobre a análise de prestações de contas de convênios, visando padronizar e permitir maior agilidade nas análises das secretarias. A capacitação foi sugerida pela CGE após relatório de diagnóstico situacional da gestão de convênios e prestações de contas realizado pela Controladoria na SDA e na Scidades. 

Para a servidora da Secretaria das Cidades, Rita Campelo, o treinamento foi importante para conhecer melhor todo o processo de análise de prestação de contas. “Gostei muito da oficina. Para mim ficou muito mais claro todo o passo a passo do processo de prestação de contas de convênios. É importante estarmos sempre nos capacitando e aprendendo mais a cada dia”, afirmou. 

No treinamento, foram abordados temas como prazos, prestação de contas parcial/final, notificações, análise (aprovação ou reprovação), registro no Sistema de Acompanhamento de Contratos e Convênios (SACC), arquivamento e Tomada de Contas Especial (TCE).

20.07.2012
Assessoria de Comunicação da CGE
Kélia Jácome – Assessora de Comunicação (   kelia.jacome@cge.ce.gov.br / 85 3101.3474)
Flávia Salcedo – Assistente de Publicidade e Redação (   flavia.salcedo@cge.ce.gov.br / 85 3101.3474)
Estagiárias: Damaris Magalhães e Géssica Saraiva
Twitter: @ComunicacaoCGE