EnglishFrenchPortugueseSpanish
EnglishFrenchPortugueseSpanish

CGE recebe voto de congratulação da Assembléia Legislativa

8 de agosto de 2012 - 12:25

A homenagem foi decorrente do resultado alcançado em pesquisa realizada pelo Instituto Ethos, que apontou o Ceará como o Estado com melhor controle interno

Ao tomar conhecimento da pesquisa realizada pela Universidade de Campinas (Unicamp) para o Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes (Undoc) e a Controladoria Geral da União (CGU), que apontou a Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado do Ceará (CGE) como o órgão com melhor controle interno entre os estados pesquisados, o deputado estadual Nelson Martins requereu votos de congratulações da Assembleia Legislativa para a CGE e para o governador Cid Gomes. O requerimento foi atendido, sob nº 2112/12, em 18 de julho de 2012.

 Para o Controlador e Ouvidor Geral do Estado, João Melo, essa é mais uma demonstração de reconhecimento pelo trabalho que vem sendo desenvolvido pela CGE na busca da qualidade de seus serviços. “Nosso trabalho é voltado para a orientação de gestores e servidores de órgãos e entidades do Governo do Estado. De maneira que possamos evitar desvios e não-conformidades em contratos e convênios firmados pelo Estado”, ressaltou.

Sobre a pesquisa – A qualidade do controle interno do Estado do Ceará ficou em primeiro lugar em estudo organizado pelo Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social em todos os estados do país. O dado faz parte do diagnóstico “Sistema de Integridade nos Estados Brasileiros”, realizado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), entre janeiro e agosto de 2011, para o Instituto Ethos, o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (Unodc) e a Controladoria-Geral da União (CGU).

Além de aparecer como o Estado com melhor desempenho no levantamento feito sobre o controle interno, o Ceará também é destaque na avaliação de indicadores de transparência do orçamento público dos estados, sendo um dos 17 estados que obtiveram a maior pontuação. Na área de estudo de Contratação de Obras e Serviços pelos Estados, o Índice de risco de corrupção do Ceará é apontado como baixo.

Dos oito pontos necessários para a promoção da integridade nos estados que foram analisados na pesquisa, três estão diretamente ligados ao poder executivo estadual e tem relação com a CGE: a transparência sobre as diferentes fases da execução orçamentária; as modalidades das licitações de bens, serviços e obras; e a institucionalização do controle interno.

Os resultados obtidos pelo Estado do Ceará no levantamento mostram que a visão de futuro da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE), definida junto com a missão e os valores da instituição, durante Planejamento Estratégico 2009-2014, está se concretizando antes do prazo definido no planejamento. A visão afirma que a Controladoria pretende, até 2014, “ser referência nacional em sistema de controle interno e social, consolidando-o como instrumento de gestão”.

08.08.12

Assessoria de Comunicação da CGE

Kélia Jácome – Assessora de Comunicação (kelia.jacome@cge.ce.gov.br / 85 3101.3474)

Flávia Salcedo – Assistente de Publicidade e Redação (flavia.salcedo@cge.ce.gov.br / 85 3101.3474)

Estagiária: Géssica Saraiva

Twitter: @ComunicacaoCGE