Ceará e Rio Grande do Sul trocam experiências sobre sistemas de controle

9 de agosto de 2012 - 20:05

Os técnicos da Sefaz-RS estão em Fortaleza para conhecer as atividades desenvolvidas pela CGE

 

Trocar experiências, visando aprimorar sistemas de controle. Esse é o principal objetivo da visita técnica de integrantes da Contadoria e Auditoria-Geral do Estado (CAGE) da Secretaria da Fazenda do Rio Grande do Sul (Sefaz-RS) à Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE), que teve início nesta quinta-feira (09) e segue até amanhã (10). 

Para Bruno Jatene, um dos integrantes da equipe de técnicos do rio Grande do Sul, três atividades da CGE interessam ao grupo – o plano de gestão de riscos; o Portal da Transparência; e o controle interno preventivo. A visita, de acordo com ele, “faz parte da ideia de conhecer e aprimorar o nosso sistema (de controle interno). Nós temos um projeto de gestão de riscos em desenvolvimento. Atualmente, ele foi paralisado. Então estamos aproveitando esse tempo para conhecer outras estruturas. Nós escolhemos a CGE por uma análise feita durante a apresentação do sistema de controle interno do Ceará na 2ª Reunião Técnica do Conaci (Conselho Nacional de Controle Interno)”. 

Durante o primeiro dia do encontro, foi realizada pela Controladora e Ouvidora Geral Adjunta, Silvia Correia, uma apresentação sobre o histórico do controle interno do Governo do Estado do Ceará. Entres os demais temas apresentados, estão o histórico de atuação do Órgão Central de Controle Interno do Estado; Auditoria Preventiva com Foco em Riscos; Orientações Técnica e Normativa; Fóruns de Controle Interno; Contextualização e apresentação dos macroprocessos de transferências; o Portal da Transparência; Sistema de Ouvidoria e a Lei de Acesso à Informação; além da apresentação de Projetos inovadores de auditoria de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e com Foco em Risco. 

Durante as reuniões, que seguem nesta sexta-feira (10) estão presentes o Controlador e Ouvidor Geral do Estado, João Alves de Melo, a Controladora e Ouvidora Geral Adjunta, Silvia Correia, e quatro representantes da Contadoria e Auditoria-Geral do Estado (CAGE) da Secretaria da Fazenda do Rio Grande do Sul (Sefaz-RS) – Bruno Jatene, Francisco Ferrari, Lucas Jornada e Renato Scapin.

Programação:

Dia 1  09/08/2012 

09:00 – 10:30 – Histórico de Atuação do Órgão Central de Controle Interno do Estado do Ceará – 2003-2006; 2007-2010; 2011-2014

* João Alves de Melo – Controlador e Ouvidor Geral

* Silvia Helena Correia Vidal – Controladora e Ouvidora Geral Adjunta

* Paulo Roberto de Carvalho Nunes – Secretário Executivo

10:30 – 12:00 – Controladoria – Auditoria Preventiva com Foco em Riscos; Orientação  Técnica e Normativa; Fóruns de Controle Interno.
* Marcelo de Sousa Monteiro – Coordenador de Ações Estratégicas (CAEST)
                                                       

14:00 – 17:00 – Controle Interno Preventivo – contextualização e apresentação dos macroprocessos de aquisições e de transferências.
* Silvia Helena Correia Vidal – Controladora e Ouvidora Geral Adjunta 

* Marcelo de Sousa Monteiro – Coordenador de Ações Estratégicas (CAEST)

* Antonio Marconi Lemos da Silva – Coordenador de Acompanhamento da Gestão (CAGES)

 

Dia 2  10/08/2012 

09:00 – 12:00 – Controle Social – Portal da Transparência, Sistema de Ouvidoria e Lei de Acesso à Informação.

* Antonio Marconi Lemos da Silva – Coordenador de Acompanhamento da Gestão (CAGES)

* Rosângela Araújo da Silva – Articuladora da Coordenadoria de Gestão de Ouvidoria (COUVI) 

14:00 – 16:00 – Auditoria – Contas Anuais de Gestão, Tomadas de Contas Especiais, Projetos Inovadores de Auditoria de TIC e de Processo com Foco em Risco. 
* George Dantas Nunes – Coordenador de Auditoria da Gestão (COAUG)

 

09.08.12

Assessoria de Comunicação da CGE

Kélia Jácome – Assessora de Comunicação (kelia.jacome@cge.ce.gov.br / 85 3101.3474)

Flávia Salcedo – Assistente de Publicidade e Redação (flavia.salcedo@cge.ce.gov.br / 85 3101.3474)

Estagiária: Géssica Saraiva

Twitter: @ComunicacaoCGE