CGE finaliza auditorias de contas de gestão

10 de agosto de 2012 - 18:27

Foram auditados um total de 90 órgãos, fundos e entidades

A Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE) finalizou as atividades de auditoria referentes às contas de gestão do exercício de 2011. Foram auditados um total de 90 órgãos, fundos e entidades, integrantes do Poder Executivo estadual, sendo 55 órgãos da administração direta, 12 entidades da administração indireta e 23 fundos.

A execução direta dos trabalhos esteve sob a responsabilidade de 10 auditores de controle interno lotados na Coordenadoria de Auditoria da Gestão (Coaug). O Coordenador da Coaug, George Dantas Nunes, comentou que “a conclusão dos trabalhos só foi possível porque nossa equipe de auditores se dedicou ao máximo para alcançar esse objetivo”.

Os trabalhos foram finalizados no dia 31 de julho, permitindo que os órgãos, entidades e fundos encaminhassem seus respectivos processos de Prestação de Contas Anual (PCA) ao Tribunal de Contas do Estado (TCE), envio este realizado por meio do sistema informatizado e-Contas, instrumento que visa auxiliar os gestores na elaboração, formalização e apresentação da PCA por meio eletrônico.

Saiba Mais

Cada atividade de auditoria compreende uma série de etapas. Em um primeiro momento, é realizada uma atividade de auditoria com a emissão de um relatório preliminar, que é encaminhado ao órgão auditado para que se pronuncie sobre os resultados dos trabalhos.

Com base na análise da manifestação do auditado, a equipe de auditoria elabora o relatório de auditoria de contas em caráter definitivo, do qual constarão o posicionamento da CGE sobre os pontos discutidos e as correspondentes recomendações do órgão de controle interno, se for o caso.

Por último, emite-se o Certificado de Auditoria, de responsabilidade do coordenador de Auditoria da Gestão, e o Parecer do Dirigente do Controle Interno, cujo signatário é o Controlador e Ouvidor Geral, documentos que deverão, juntamente com o relatório, ser anexados ao processo de prestação de contas dos órgãos, entidades e fundos para serem encaminhados eletronicamente ao controle externo (TCE), por meio do sistema e-Contas. 

10.08.12
Assessoria de Comunicação da CGE
Kélia Jácome – Assessora de Comunicação (kelia.jacome@cge.ce.gov.br / 85 3101.3474)
Flávia Salcedo – Assistente de Publicidade e Redação (flavia.salcedo@cge.ce.gov.br / 85 3101.3474)
Estagiária: Géssica Saraiva
Twitter: @ComunicacaoCGE