CGE e Etice realizam palestra sobre Dados Abertos na Administração Pública

14 de setembro de 2012 - 19:45

 Servidores da CGE e membros dos Comitês Setoriais de acesso à informação assistiram a apresentação

Cerca de 74 servidores da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE) e representantes dos Comitês Setoriais dos órgãos do Poder Executivo participaram, nesta sexta-feira (14), no auditório da Secretaria do Turismo (Setur), da palestra sobre Dados Abertos no Contexto da Lei de Acesso à Informação. O objetivo do evento era preparar os servidores para tratarem e disponibilizarem as informações de interesse público através da abertura de bases de dados. O presidente da Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará – ETICE, Fernando Carvalho, realizou a abertura da palestra. 

Com o tema “Dados abertos governamentais no Ceará: uma abordagem centrada na inovação tecnológica”, o professor e analista de Tecnologia da Informação da ETICE, Vasco Furtado, iniciou a palestra falando sobre dados abertos e apresentou os principais conceitos referentes ao tema. “Dados abertos permitem o uso democrático e autônomo da informação. É necessário fomentar a participação do cidadão, criando uma sociedade inteligente, em que as pessoas possam explorar os dados que são disponibilizados a ela”, frisou.

Citando o conceito de Governo 2.0, o professor destacou como características importantes que os governos devem ter para estar alinhados na implementação da Lei de Acesso à Informação: transparência, participação e inovação. “A transparência é fundamental nesse processo. Deve se divulgar o que é bom e o que é ruim, abrir a base de dados. Cabendo aos governos também promover a utilização dos dados, para gerar oportunidade de negócios e inovação”, afirmou.

Vasco Furtado ainda explicou a diferença de dados abertos e as informações disponibilizadas no Portal da Transparência do Governo do Estado. “O Portal da Transparência não é o mesmo que dados abertos. O Portal da Transparência coloca informações públicas disponíveis. Dados abertos permitem ao cidadão produzir a informação que lhe interessa”, frisou.  

Ao final da palestra, o secretário executivo da CGE, Paulo Roberto Nunes, agradeceu a presença de todos e lembrou a importância da discussão dos aspectos referentes à Lei de Acesso à Informação. “A Lei de Acesso à Informação é mais uma etapa na consolidação da democratização da informação no país. E a questão dos dados abertos está inserida nesta caminhada”, finalizou. 

14.09.2012
Assessoria de Comunicação da CGE
Kélia Jácome – Assessora de Comunicação (Kelia.jacome@cge.ce.gov.br/ 85 3101.3474)
Flávia Salcedo – Assistente de Publicidade e Redação (flavia.salcedo@cge.ce.gov.br/ 85 3101.3474)
Estagiária: Géssica Saraiva e Rebeca Lôbo
Twitter: @ComunicacaoCGE