CGE participa do Congresso de Gestão Pública 2012

14 de novembro de 2012 - 21:51

Controlador e Ouvidor Geral, João Alves de Melo, e Controladora e Ouvidora Geral Adjunta, Silvia Correia, participaram de mesa de discussão com o tema “A Informação a Serviço do Controle Social” 

O Controlador e Ouvidor Geral, João Alves de Melo, e a Controladora e Ouvidora Geral, Silvia Correia, participaram nesta quarta-feira (14), de uma mesa de discussão sobre “A Informação a Serviço do Controle Social” no Congresso de Gestão Pública 2012. Com o tema “A Inteligência Pública a Favor do Cidadão”, o Congresso visa proporcionar discussão e debate sobre ações e boas práticas executadas na Administração Pública do País, incentivando a reflexão crítica sobre o tema no Ceará. 

A primeira fala da mesa foi da representante da Controladoria Geral da União, Cibele Vieira, que apresentou a Lei de Acesso à Informação e o contexto de sua criação. Cibele aproveitou para ressaltar que o Brasil atualmente se encontra em posição superior a muitos países da Europa e Ásia no quesito transparência pública. “Atualmente o Brasil é reconhecido como um país que presa pela transparência pública. Nossa Lei de Acesso à Informação é uma lei muito completa, abrangendo os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário”, afirmou. 

Em seguida, o Controlador e Ouvidor Geral do Estado, João Alves de Melo, falou sobre Gestão Democrática Participativa. O controlador usou o histórico da democracia e gestão pública no Brasil para explicar o modelo de Gestão Participativa. “O Brasil passou por quatro modelos de administração pública: a gestão patrimonialista, a burocrática, a gerencial e a participativa. Este último é o mais completo, pois envolve os três poderes e a comunidade. Comunidade esta, que é responsável por definir o processo de gestão”, ressaltou. 

A última fala da mesa foi da Controladora e Ouvidora Geral Adjunta, Silvia Correia, que falou sobre o Controle Interno Preventivo na Administração Pública.

Saiba Mais
O Congresso de Gestão Pública 2012, que teve inicio na ultima terça-feira(13), é uma realização da Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag), por meio da Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará (EGP). Durante os dois dias de evento, foram recebidos gestores e servidores públicos de todas as esferas e poderes, além de acadêmicos, pesquisadores e estudantes.

 

14.11.2012
Assessoria de Comunicação da CGE
Kélia Jácome – Assessora de Comunicação ( Kelia.jacome@cge.ce.gov.br/ 85 3101.3474)
Flávia Salcedo – Assistente de Publicidade e Redação (flavia.salcedo@cge.ce.gov.br/ 85 3101.3474)
Estagiária: Géssica Saraiva e Rebeca Lôbo
Twitter: @ComunicacaoCGE