Curso de Gestão em Ouvidoria entra em fase final

21 de novembro de 2012 - 03:00

A capacitação é destinada aos servidores públicos em exercício nas ouvidorias da Rede Pública Estadual

O Curso de Gestão e Desenvolvimento em Ouvidoria promovido pela Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE), em parceria com a Escola de Pública de Gestão (EGP), entra em sua fase final. Restando apenas três módulos para o encerramento da capacitação, o curso visa proporcionar aos ouvidores da Rede de Gestão Pública Estadual de Ouvidorias um maior aprofundamento no que se refere às questões pertinentes a Gestão de Ouvidoria.

Nesta quarta-feira (21), o Coordenador Geral de Acompanhamento e Controle das Atividades de Ouvidoria da Controladoria Geral da União (CGU), Paulo Marcelo Marques, apresentou o módulo sobre Gestão de Ouvidoria. O coordenador abordou, entre outros temas, a relação das ouvidorias com a implementação da Lei de Acesso à Informação.

banner 02 cursoouvidoriaSegundo o coordenador da CGU, a LAI veio alavancar o trabalho da Ouvidoria. “As Ouvidorias assumiram diferentes papéis neste processo. Destaco entre eles, o papel da Ouvidoria em avaliar a efetividade da LAI através da realização do monitoramento da tramitação do pedido de informação, da análise do mérito das respostas, da emissão de parecer dirigido à autoridade superior no caso de recurso, da elaboração de relatórios sobre perguntas mais freqüentes, e principalmente, da realização de pesquisa de satisfação com os solicitantes de informação”, afirmou.

No período da tarde, a Controladora e Ouvidora Geral Adjunta do Estado, Silvia Correia, ministrou o módulo de Gestão de Processos, Controles Internos e Auditoria Governamental com Foco em Riscos. 

banner cursoouvidoriaDurante a palestra, Silvia Correia falou sobre a importância do Sistema de Controle Interno, seu histórico, sua base legal e o arranjo institucional. “O controle interno tem como objetivo prevenir, orientar e servir como consultoria para que os gestores consigam efetuar as melhores escolhas para a gestão. Sendo assim, cada órgão público estadual conta com uma controladoria de controle interno”, ressaltou.

Ao longo de todo o curso foram apresentados temas como gestão de qualidade e ouvidoria, a mídia e o ouvidor, gestão de conflitos nas organizações, gestão de mudanças: desenvolvendo competências, a importância da informação na consolidação da ouvidoria, aspectos jurídicos envolvidos na prática da ouvidoria, entre outros.

O Controlador e Ouvidor Geral do Estado, João Alves de Melo, também ministrará um dos módulos do curso. O controlador ministrará o módulo sobre Educação Social.

21.11.2012
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