Número de visitantes ao Portal da Transparência do Ceará cresce 43,20% em 1 ano

10 de janeiro de 2013 - 19:49

O Portal foi acessado de 52 países diferentes, entre eles Estados Unidos, Alemanha, Portugal, França e Espanha 

A Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE) registrou um aumento no número de acessos ao Portal de Transparência do Governo do Estado do Ceará, desde a entrada em vigor da Lei de Acesso à Informação e a disponibilização do novo Portal da Transparência, em 16 de maio de 2012. 

Segundo dados do Google Analytics, o número de visitas ao Portal da Transparência no ano de 2012 foi de 101.680 visitas. Comparando com os acessos de 2011 – 73.366 visitas, é possível perceber um aumento de 38,59%. 

O número de visitantes também atingiu um volume considerável – 69.811 visitantes. O número é 43,20% maior que em 2011, quando foram registrados 48.751 visitantes. 

Além do aumento no número de acessos, a CGE também verificou que o Portal da Transparência do Ceará recebeu visitas de outros países. Foram registrados acessos em 52 países, incluindo o Brasil. Entre os países que mais acessam estão o Brasil (98% do total), depois Estados Unidos, Alemanha, Portugal, França e Espanha. 

Para o Controlador e Ouvidor Geral do Estado, João Melo, o acesso à informação é um direito da sociedade e um dever do Estado. “É muito gratificante perceber o crescimento da busca de informação pelo cidadão. O Portal não é da CGE e nem mais do Governo do Estado. Ele pertence à sociedade. O Estado que perseguimos e almejamos é o Estado transparente. Transparência significa democratização das informações e é uma obrigação do poder público”, declarou. 

E mais – O Portal da Transparência do Estado do Ceará está entre os sete melhores portais de transparência do país, segundo pesquisa Índice de Transparência 2012, realizada pela Associação Contas Abertas. O Portal atende todas as exigências legais de transparência, e vai além. Nele, na seção “Presença nos Municípios”, através de um mapa interativo, o cidadão pode consultar os investimentos feitos pelo Estado em cada município.  

A ferramenta traz ainda o campo “Oportunidades de investimento”, através da qual, possíveis investidores podem ter acesso a várias informações sobre o Ceará. Os usuários da ferramenta também podem fazer sugestões ao Governo do Estado no link “Banco de ideias”, que é um canal de contato com o Governo, cujo objetivo é permitir a todo cidadão expor ideias que possam contribuir com o Estado, em suas diversas áreas de atuação, promovendo melhorias na execução de políticas públicas. 

10.01.2013
Assessoria de Comunicação da CGE
Kélia Jácome – Assessora de Comunicação (
 Kelia.jacome@cge.ce.gov.br/ 85 3101.3474)
Flávia Salcedo – Assistente de Publicidade e Redação (
flavia.salcedo@cge.ce.gov.br/ 85 3101.3474)
Estagiárias: Géssica Saraiva e Rebeca Lôbo
Twitter: @ComunicacaoCGE