CGE realiza seminário sobre controle interno e social para prefeituras

22 de janeiro de 2013 - 13:00

Participaram do seminário representantes que atuam nas áreas de controles interno e social de 12 municípios 

A Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE), órgão central do controle interno estadual cearense, promoveu no último dia 18 de janeiro seminário sobre controle interno e social. O evento foi o primeiro de uma série que tem o objetivo de fazer com que os municípios cearenses conheçam as atividades desenvolvidas pela CGE, no âmbito dos controles interno e social, e debatem formas de parceria para utilização dos sistemas do Portal da Transparência e da Ouvidoria. 

A abertura do seminário foi feita pelo Controlador e Ouvidor Geral do Estado, João Melo, que frisou a importância da participação dos municípios no encontro. “Vocês são pioneiros a tomar conhecimento de uma série de coisas importantes que estão acontecendo no Estado e que os municípios também podem fazer uso”, destacou. Segundo o Controlador, é do interesse do Governo do Estado tornar cada vez mais transparentes e democráticas suas ações, e promover, por meio da CGE, a transferência para os municípios das tecnologias em uso pelo Estado no campo do controle social e controle interno. 

Durante o seminário, os sistemas de controle interno e social foram explicados e discutidos através de apresentações. Entre os temas apresentados, estiveram estrutura e competências da CGE; o Sistema de Controle Interno Preventivo; o Portal da Transparência; a Lei de Acesso à Informação; a Ouvidoria do Estado; e aspectos referentes à Tecnologia da Informação. 

Para o Controlador e Ouvidor Geral do Município de Sobral, Luís Fernando Simões, o seminário, organizado pela CGE e voltado aos municípios, é uma oportunidade de fortalecer a participação do cidadão e a transparência no serviço público. “O controle social vem crescendo e, como resultado, fortalecendo a democracia. Temos que estar preparados para atender a essa demanda”, afirmou. 

As apresentações foram feitas pelo Controlador e Ouvidor Geral, João Alves de Melo; pela Controladora e Ouvidora Geral Adjunta, Silvia Correia; pelo coordenador de Acompanhamento da Gestão, Marconi Lemos; pela articuladora da Coordenadoria de Gestão em Ouvidoria, Rosângela Araújo; pela orientadora da Célula de Gestão da Rede de Ouvidoria, Sandra Gomes; e pelo orientador da Célula de Tecnologia da Informação, Sullivan Estrela. 

Participaram do seminário, representan-tes dos municípios de Juazeiro do Norte, Iguatu, Aquiraz, Quixadá, Maranguape, Sobral, Tauá, Pacatuba, Brejo Santo, Uruoca, Reriutaba e Fortaleza, que atuam nas áreas de controles interno e controle social. Também estiveram presentes representantes do Instituto de Desenvolvimento  das Cidades (Ideci).    

21.01.2013
Assessoria de Comunicação da CGE
Kélia Jácome – Assessora de Comunicação (  Kelia.jacome@cge.ce.gov.br/ 85 3101.3474)
Flávia Salcedo – Assistente de Publicidade e Redação ( flavia.salcedo@cge.ce.gov.br/ 85 3101.3474)
Estagiárias: Géssica Saraiva e Rebeca Lôbo
Twitter: @ComunicacaoCGE