CGE amplia compartilhamento do Portal da Transparência e do Controle Interno Preventivo

24 de janeiro de 2013 - 12:17

Participaram do evento, realizado na Vice-Governadoria, representantes dos municípios de Tauá e Chaval 

Aspectos relativos ao Portal da Transparência e ao Controle Interno Preventivo foram apresentados pela Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE), durante o seminário “Administração pública: Novos Desafios”, realizado nesta quarta-feira (23), na Vice-Governadoria do Estado, com a presença de representantes dos municípios de Tauá e Chaval. 

A abertura do seminário foi feita pelo Vice-Governador Domingos de Aguiar Filho, que frisou a importância da participação dos municípios no encontro. “Os gestores não conhecem toda a legislação vigente, por isso a importância do controle interno, que é dar segurança à administração pública. Quanto mais transparente é um governo, mais seguro está o gestor”, frisou. 

Para o Controlador e Ouvidor Geral, João Alves de Melo, que falou sobre os avanços conquistados pelo Governo do Estado no âmbito dos controles interno e social, iniciativas como essa de repassar conhecimento para os municípios são de extrema importância, porque “não se pode mudar o Estado, sem se chegar aos municípios”. “Vocês são os primeiros a tomar conhecimento sobre uma série de coisas importantes que estão acontecendo no Estado e que os municípios também podem fazer uso”, destacou. 

Segundo o Controlador, é do interesse do Governo do Estado tornar cada vez mais transparente e democrática suas ações, e promover, por meio da CGE, a transferência para os municípios das tecnologias em uso pelo Estado no campo do controle social e do controle interno. 

O Portal da Transparência foi apresentado pelo coordenador de Acompanhamento da Gestão da CGE, Marconi Lemos, e a palestra sobre o Sistema de Controle Interno Preventivo foi ministrada pela Controladora e Ouvidora Geral Adjunta, Silvia Correia. Os temas já foram apresentados para outros 12 municípios em seminário realizado pela CGE no último dia 18. 

Participaram do seminário, além da prefeita de Tauá, Patrícia Aguiar, o prefeito de Chaval, Pacheco Neto, e secretários e técnicos dos municípios.

24.01.2013
Assessoria de Comunicação da CGE

Kélia Jácome – Assessora de Comunicação (Kelia.jacome@cge.ce.gov.br/ 85 3101.3474)
Flávia Salcedo – Assistente de Publicidade e Redação (flavia.salcedo@cge.ce.gov.br/ 85 3101.3474)
Estagiárias: Géssica Saraiva e Rebeca Lôbo
Twitter: @ComunicacaoCGE