CGE inicia auditorias de contas de gestão relativas ao exercício 2012

5 de fevereiro de 2013 - 13:18

Serão auditados um total de 90 órgãos, fundos e entidades

A Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE) iniciou as atividades de auditoria referentes às contas de gestão do exercício de 2012. Serão auditados um total de 90 órgãos, fundos e entidades, sendo 54 órgãos da administração direta, 12 entidades da administração indireta e 24 fundos.

Os trabalhos estão sendo realizados desde o dia 23 de janeiro e têm como prazo final para conclusão o dia 29 de junho de 2013, que corresponde ao 180º dia do exercício, prazo legal para encaminhamento pelos gestores das prestações de contas ao Tribunal de Contas do Estado (TCE).

A execução direta dos trabalhos está sob a responsabilidade de 12 auditores de controle interno da Coordenadoria de Auditoria da Gestão (Coaug) e cada atividade de auditoria compreende uma série de etapas.

Em um primeiro momento é realizada uma auditoria com a emissão de um relatório preliminar que é encaminhado ao auditado por meio do Sistema e-Contas, devendo a unidade manifestar-se quanto às observações nele consignadas.

Recebida a manifestação, cujo encaminhamento também se dará exclusivamente pelo Sistema e-Contas, o auditor responsável procede à sua anális

e e elabora o relatório de auditoria de contas do exercício, contendo o posicionamento da CGE acerca dos pontos elencados no relatório preliminar, com as correspondentes recomendações do controle interno, quando for o caso.

Complementando a documentação exigida pela Lei nº 12.509/95, é emitido um Certificado de Auditoria, de responsabilidade do coordenador de Auditoria da Gestão, e um Parecer do Dirigente do Controle Interno, documento de autoria do Controlador e Ouvidor Geral.

Por fim, os Relatórios de Contas de Gestão de 2012 e seus correspondentes Certificados de Auditoria e Pareceres do Dirigente do Controle Interno, bem como o próprio processo de prestação de contas dos órgãos, entidades e fundos, serão encaminhados ao controle externo por meio do e-Contas.

Saiba Mais

O e-Contas é um sistema instituído por meio do Decreto Estadual nº. 30.224/2010, que visa auxiliar os gestores dos órgãos e entidades do poder executivo do Estado do Ceará na elaboração, formalização e apresentação das prestações de contas anuais de gestão por meio eletrônico.

05.02.2013
Assessoria de Comunicação da CGE

Kélia Jácome – Assessora de Comunicação (Kelia.jacome@cge.ce.gov.br/ 85 3101.3474)
Flávia Salcedo – Assistente de Publicidade e Redação (flavia.salcedo@cge.ce.gov.br/ 85 3101.3474)
Estagiárias: Géssica Saraiva e Rebeca Lôbo
Twitter: @ComunicacaoCGE