CGE participa da 6ª Reunião Técnica do Conaci em Alagoas

20 de março de 2013 - 12:22

 O encontro contará  com palestras da área de controle e debates sobre assuntos administrativos do Conselho

O Controlador e Ouvidor Geral do Estado, João Alves de Melo, e a Controladora e Ouvidora Geral Adjunta, Silvia Correia, participarão entre os dias 21 e 22 de março, da 6ª Reunião Técnica do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), em Maceió. O evento será realizado no Hotel Meridiano, em Pajuçara, Maceió.

Entre as atividades previstas para a reunião estão a apresentação de casos, palestras e exposições ligados à Controle, além  dos trabalhos realizados pelos Grupos de Trabalho (GT) do Conaci, como o  “Diagnóstico do Controle Interno” que será apresentado para aprovação pelo auditor geral do Estado do Rio de Janeiro, Eugênio Machado. Já o GT Sistema de Integridade dos Estados Brasileiros levará seu planejamento e proposta de trabalho, com exposição do presidente da Corregedoria Geral da Administração do Estado de São Paulo, Gustavo Ungaro.

O encontro contará também com a exposição do coordenador de gerenciamento financeiro do Banco Mundial, Joseph Kizito, sobre a “A perspectiva do Banco Mundial sobre os controles internos”. Essa palestra terá como objetivo apresentar aos titulares dos órgãos de controle interno as possibilidades de apoio do Banco Mundial para modernização e fortalecimentos dos órgãos filiados ao Conaci.

Na ocasião, o controlador João Alves de Melo apresentará informações sobre o atual estágio de implantação do Sistema de Controle Interno Preventivo no Estado do Ceará, especialmente em virtude da nova legislação estabelecida para o marco institucional do Controle Interno no Estado, a Emenda Constitucional nº 75/2012, e para o processo de transferência de recursos por meio de convênios e congêneres, a Lei Complementar nº 119/2012.

Sobre o Conaci

O Conselho Nacional dos Órgãos de Controle Interno (Conaci) exerce um papel mobilizador ao criar e promover sistemas de controle para a construção de gestões públicas mais eficientes. Sua atuação se dá a partir do intercâmbio de conhecimentos, práticas e informações, possibilitando um trabalho conjunto para a formulação, implementação e avaliação de políticas nacionais de controle e gestão. O Conaci tem como propósito  principal, promover a necessária integração entre todos os órgãos responsáveis pelo controle dos gastos públicos atuantes no Brasil, beneficiando a sociedade, o Estado e o país. 

*Informações obtidas com a assessoria de comunicação do Conaci

20.03.2013
Assessoria de Comunicação da CGE
Kélia Jácome – Assessora de Comunicação ( Kelia.jacome@cge.ce.gov.br/ 85 3101.3474)
Flávia Salcedo – Assistente de Publicidade e Redação ( flavia.salcedo@cge.ce.gov.br/ 85 3101.3474)
Estagiárias: Géssica Saraiva e Rebeca Lôbo
Twitter: @ComunicacaoCGE