Controlador do Ceará é eleito 2º vice-presidente do Conaci

26 de março de 2013 - 20:03

 A eleição aconteceu durante a 6ª Reunião Técnica do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), em Maceió  


O Controlador e Ouvidor Geral do Estado do Ceará, João Alves de Melo, foi eleito 2º vice-presidente do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci). A eleição ocorreu durante a 6ª Reunião Técnica do Conaci, em Maceió, que aconteceu nos dias 21 e 22 de março. O evento contou com a presença de representantes de 27 órgãos de todo o país e teve como objetivo debater questões relativas aos avanços do controle interno, tratar assuntos administrativos do Conselho e apresentar ações na área de transparência e monitoramento de gastos públicos.

No evento, João Alves de Melo apresentou aos participantes informações sobre o atual estágio de implantação do Sistema de Controle Interno Preventivo do Ceará. O controlador falou sobre a nova legislação estabelecida para o marco institucional do Controle Interno no Estado, a Emenda Constitucional nº 75/2012, e para o processo de transferência de recursos por meio de convênios e congêneres, a Lei Complementar nº 119/2012 e a Lei nº 15.262/2012, que altera a LDO/2013. 

Banner interno conaciJoão Melo ainda apresentou aos participantes a criação de um novo software que será implementado no Estado com objetivo de acompanhar os investimentos realizados pelo governo por meio de contratos e convênios. O sistema parte de um fluxo de execução das atividades que são portas de saída dos recursos públicos. Com o software, será possível se fazer o acompanhamento do cumprimento de todos os regramentos institucionais que devem ser cumpridos quando se trabalha com investimentos públicos. “Teremos um sistema integrado e seguro, sem risco de erros e possibilidade de desvios. Por certo, passará a se constituir numa das melhores armas de combate à corrupção e a desvios públicos”, explicou.

*Com informações da Assessoria do Conaci

26.03.2013
Assessoria de Comunicação da CGE
Kélia Jácome – Assessora de Comunicação ( Kelia.jacome@cge.ce.gov.br/ 85 3101.3474)
Flávia Salcedo – Assistente de Publicidade e Redação ( flavia.salcedo@cge.ce.gov.br/ 85 3101.3474)
Estagiárias: Géssica Saraiva e Rebeca Lôbo
Twitter: @ComunicacaoCGE