10 anos de criação do Órgão de Controle Interno e o Dia do Ouvidor é comemorado em solenidade

15 de abril de 2013 - 03:00

Na ocasião, foram entregues as Medalhas de Reconhecimento pela Contribuição ao Sistema de Controle Interno

Os avanços e conquistas obtidos pela Controladoria e Ouvidoria Geral de Estado (CGE) nos últimos anos foram destacados no discurso do Controlador e Ouvidor Geral do Estado, João Alves de Melo, durante a solenidade de comemoração dos 10 anos de Criação do Órgão Central de Controle Interno e do Dia Estadual do Ouvidor, realizada na última sexta-feira (12). Estiveram presentes no evento o Vice-governador Domingos de Aguiar Filho, o Secretário da Saúde, Arruda Bastos, e o Secretário Municipal da Controladoria, Ouvidoria e Transparência, Marlon Cambraia.

Entre as conquistas alcançadas pela CGE, o Controlador falou sobre a implementação do modelo de Controle Interno Preventivo, incluindo sistema informatizado e novo marco legal; a incorporação da Ouvidoria à Secretaria da Controladoria e sua regulamentação legal; a criação da Central de Atendimento Telefônico da Ouvidoria em Canindé; a reestruturação da carreira de Auditor de Controle Interno, entre outras. “Os nossos avanços têm sido tão significativos que temos sido procurados por outros estados para tratar de assuntos relacionados à Ouvidoria, ao Portal da Transparência e controle interno, buscando ter acesso ao nosso conhecimento. A CGE tem sido referência nacional nesses assuntos”, frisou.

Banner-autoriddadesDurante o evento, foi entregue Medalha de Reconhecimento pela Contribuição ao Sistema de Controle Interno para o radialista Narcélio Lima Verde e para o Ouvidor da Polícia Civil, Geraldo Wilson Monteiro Nóbrega. As homenagens foram instituídas para laurear aqueles que se destacaram pelos relevantes serviços prestados ao Sistema de Controle Interno do Estado do Ceará. Em nome dos homenageados, Narcélio Limaverde falou sobre a emoção em ser homenageado por apoiar o trabalho das Ouvidorias no estado. “O ouvidor é um advogado daqueles que não têm advogado. Registro minha emoção ao falar em nomes de todos os ouvidores aqui presentes”, ressaltou.

Na ocasião, também foram entregues as Medalhas de Reconhecimento ao Incentivo do Fortalecimento das Ouvidorias, àquelas que se destacaram em suas categorias. A partir da Avaliação de Desempenho das Ouvidorias Setoriais, que considera a quantidade de manifestações recebidas a cada semestre como parâmetro para definição das categorias, foram escolhidas como destaque do ano de 2012: a Ouvidoria da Agência Reguladora de Serviços Delegados – Arce, representada pela Ouvidora Daniela Carvalho Cambraia Dantas; a Ouvidoria da Secretaria da Saúde – Sesa, representada pela Ouvidora Ana Paula Girão Lessa; e a Ouvidoria da Polícia Militar, representada Ouvidor Tenente Coronel Paulo Josimar Dias Simões.

Banner- Nacélio Lima VerdeEncerrando a solenidade, o Vice-governador Domingos Filho falou sobre a necessidade da implantação do controle interno preventivo e sobre a “função extraordinária da Ouvidoria”. “Com o controle interno preventivo teremos um grande avanço na correção formal de desvios na administração pública”, destacou. Sobre o controle social, exercido pela sociedade por meio da ouvidoria, Domingos Filho afirmou que ouvindo o cidadão é possível corrigir os atos da administração pública. “Quanto mais transparente é um governo mais seguro está o gestor público”, frisou.

15.04.2013
Kélia Jácome – Assessora de Comunicação ( Kelia.jacome@cge.ce.gov.br/ 85 3101.3474)
Flávia Salcedo – Assistente de Publicidade e Redação ( flavia.salcedo@cge.ce.gov.br/ 85 3101.3474)
Estagiárias: Géssica Saraiva e Rebeca Lôbo