CGE inicia projeto de reestruturação e digitalização de seu arquivo

17 de abril de 2013 - 12:08

 A necessidade da gestão documental foi reforçada com a implementação da Lei de Acesso à Informação

Com o objetivo de atender aspectos relativos à gestão documental presentes na Lei de Acesso à Informação, a Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE) iniciou o projeto reestruturação e digitalização de seus arquivos. A iniciativa, que teve início em 2012 com a elaboração de um levantamento da situação atual de seus documentos, ganhou força a partir da parceria estabelecida com o Arquivo Público do Estado do Ceará e da necessidade de organizar o arquivo de forma virtual para facilitar o acesso da população às informações públicas. 

A CGE é um dos primeiros órgãos a receber a orientação do Arquivo Público sobre como gerir seus documentos. O trabalho que vem sendo desenvolvido faz parte de um projeto MAPP aprovado para a Secretaria da Cultura (Secult), cujos objetivos visam a preparação e treinamento de servidores e a organização dos arquivos das setoriais. 

Uma equipe de funcionários e colaboradores da CGE vem trabalhando com técnicos do Arquivo Público na minuta de um decreto que irá regular a gestão documental no Estado. Entre as principais iniciativas propostas, está a formação de uma Comissão Setorial em cada um dos órgãos e entidades do Estado para gerir os documentos de cada pasta.

De acordo com o coordenador de Administração e Finanças da CGE, Renato Pinheiro, o processo de reestruturação será muito benéfico para o órgão, pois trará mais organização e agilidade na disponibilização dos documentos. “Nós buscamos uma parceria com o Arquivo Público para saber como deve ser feito esse projeto. Eles já vem executado esse trabalho em outras secretarias. Já demos o ponta-pé inicial, temos servidores sendo treinados e estamos aguardando a indicação das pessoas que irão compor a nossa Comissão Setorial ”, ressaltou. 

17.04.2013
Assessoria de Comunicação da CGE
Kélia Jácome – Assessora de Comunicação ( Kelia.jacome@cge.ce.gov.br/ 85 3101.3474)
Flávia Salcedo – Assistente de Publicidade e Redação ( flavia.salcedo@cge.ce.gov.br/ 85 3101.3474)
Estagiárias: Géssica Saraiva e Rebeca Lôbo
Twitter: @ComunicacaoCGE